08.08.2006 – Terça-feira - Nº 137

 

Lixão será implantado em outro local

No domingo, dia 06 de agosto, em seu Gabinete, o prefeito Sanchotene Felice  esteve reunido com o diretor de Meio Ambiente, Francisco Valls de Moraes, ocasião em que determinou estudos para solucionar o problema do lixão, em Uruguaiana, que se arrasta por 13 anos. Informa o prefeito Sanchotene Felice que um primeiro estudo já está concluído e uma área, localizada há 22 Km do centro da cidade, foi considerada a ideal para implantação do lixão e do aterro sanitário. Ainda, enfatizou o prefeito Sanchotene Felice que será implementada uma ampla campanha de conscientização e, no futuro, será implantada a coleta seletiva do lixo. Nesta semana, o prefeito Sanchotene Felice, em contato com o general José Alberto Leal, comandante da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada, intensificou tratativas para que o Governo Municipal, com a valiosa colaboração do Exército Brasileiro, faça o aterramento completo do lixão.  Também, a Brigada Militar tem colaborado, de forma exemplar, para que se amenizem os efeitos oriundos da queima do lixão.  

 

Projeto Educar para Viver é referência estadual

Nesta manhã, às 11h, no Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Delmar Kaufmann, juntamente com o secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, José Maria Argemi Filho, recebeu equipe que atua no Projeto Educar para Viver, composta pela psicóloga Maria Aparecida Bofill; a enfermeira Betina Moreira; a médica Marta Abad; e as professoras Jussara Rodrigues de Freitas e Adriana Tamoio; e representando a 10ª. Coordenadoria Estadual de Educação), professora Marlise Grecco. Implantado desde 1994, o Projeto Educar para Viver, tornou-se referência estadual e doze cidades gaúchas, incluindo a pioneira Uruguaiana, foram escolhidas para desenvolverem um projeto piloto, que será supervisionado pelas secretarias estaduais de Educação e de Saúde, que definirão um Plano Gestor e um Plano de Ação. Ainda, em Porto Alegre, no mês passado, foi realizado um curso de capacitação, com duração de uma semana, onde cada participante recebeu a incumbência de ser um agente multiplicador em sua escola. Atualmente, em Uruguaiana, o Projeto Bem Viver está sendo desenvolvido em 20 escolas da rede estadual e 14 escolas da rede municipal de ensino, tendo como pauta: palestras, divulgação de informações e temas relacionados à sexualidade, principalmente gravidez na adolescência, combate e prevenção ao uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis. Após a explanação das coordenadoras do Projeto, o prefeito Sanchotene Felice reiterou que dará apoio total ao mesmo, cumprimentando os funcionários municipais e seus colaboradores, em mais um programa exitoso para nossa cidade e que já está servindo de exemplo para outros municípios brasileiros. Ao final da audiência, foram escolhidas as seguintes instituições para comporem um Grupo Gestor Municipal, de caráter deliberativo, do Projeto Educar para Viver: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Promotoria Pública, Poder Judiciário (Estadual), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, PUC-RS, 10ª. Coordenadoria de Educação e GUAPA.

 

Prefeito entrega 62 Termos de Compromisso

Nesta terça-feira dia 08 de agosto, às 16h45min, no Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado da secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice, entregou 62 Termos de Compromisso, a munícipes que residem em terrenos da Prefeitura de Uruguaiana. De posse do Termo de Compromisso, o cidadão poderá requerer ligação de água e de energia elétrica. Porém, enfatiza o prefeito Sanchotene Felice, que o cidadão não poderá alugar este local; não poderá vender; não poderá ceder para terceiros, sem autorização do Poder Executivo; não poderá ocupá-lo para fins que não seja moradia; e não poderá possuir outro imóvel; bem como ter recebido, em outra época, outro imóvel do município. Neste ano de 2006, o Governo Municipal já entregou 113 Termos de Compromisso. O prefeito Sanchotene Felice destacou que “trata-se de mais uma medida moralizadora da atual Administração Municipal, que está regularizando todos os lotes urbanos e o cadastro municipal, sem nenhuma troca de favores ou interesses políticos-partidários. Temos um compromisso de ajudar as pessoas, promovendo-as de forma transparente, a luz da verdade e primando pelo interesse público”, finalizou.

 

Prefeito se reúne com lideranças do bairro São João

 

Na segunda-feira, dia 07/08, às 18h, o prefeito Sanchotene Felice esteve reunido com lideranças do bairro São João, sob a presidência do jornalista Roberto Ferreira.

 

Medalhas

 

Na segunda-feira, dia 07/08, às 18h30min, no Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice recebeu Medalha de Honra ao Mérito do Esporte Clube Bola Brasil e do Esporte Clube Palmerinhas, ambas do bairro Cidade Alegria.

 

 

Segundo Festival do Rio Uruguai

Na segunda-feira, dia 07/08, à noite, foi realizada triagem, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Esportes, das dez músicas classificadas para o Segundo Festival do Rio Uruguai: 01) Rio Espelho da Vida, chamamé, de Jorge Nicola Prado (letra) e Moodi Marques Filho (música), de Itaqui; 02) Mea Culpa, milonga, de Sílvio Genro e Luiz Felipe Delgado, de Uruguaiana; 03) A Santa do Rio, chamamé, de Fonso Jacques/Sílvio Genro e Daniel Cannes, de Uruguaiana; 04) Balseiras Saudades, milonga, de Armando Vasques e Leandro Gomes, de Uruguaiana; 05) Cancioneiro e Pescador, chamamé, de Flávio Saldanha e Cleber Soares, de Uruguaiana; 06) Contrabandeando Esperança, chamamé, letra e música de Gilberto Maia de Vargas, de Caxias do Sul; 07) Rio da Esperança, chamamé, Arlindo Almeida Junior /Jaime Ribeiro e Alexandre Scherer, de Uruguaiana; 08) Enchente, canção, de Vaine Darde e Celina Pereira/Vane Viera, de Porto Alegre; 09) Sina de Piragueiro, chimarrita, de Sérgio Tarouco Filho e Roberto Carvalho/Alexandre Scherer, de Dom Pedrito; e 10) Herança Pesqueira, toada, de Leonardo Pinheiro e Márcio Galarça/Valdomiro Nunes Junior, de Uruguaiana.  Maiores informações, na SECULT, pelo telefone 3413-9117.

 

Curso de Qualificação e Formação

No dia 14 de agosto, às 18h30min, na Agência Municipal de Intermediação de Empregos, localizada na esquina das ruas XV de Novembro e Presidente Vargas, será realizada uma reunião para tratar do assunto referente aos Cursos de Qualificação e Formação Profissional em Costura e Bordado, que será oferecido gratuitamente aos componentes das Escolas de Samba de Uruguaiana, idealizando a Indústria do Carnaval, conforme determinação do prefeito Sanchotene Felice.  Este será o primeiro curso, promovido pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, visando a capacitação de mão-de-obra para a indústria do Carnaval.

 

Revisão no Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Uma equipe está realizando a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), com visitas nas residências até o dia 17 de agosto próximo. As pessoas que não foram encontradas ou visitadas devem comparecer na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, no dia 17 de agosto, às 9h, no salão Nobre, para evitar que o benefício seja suspenso.

 

Registro Civil das Pessoas Naturais

O Executivo Municipal recebeu correspondência da Promotora de Justiça, Renata Pinto Lucena, nos seguintes termos: “Diante da informação do Sr. Oficial de Registros de que cerca de 5% dos nascimentos ocorridos no município não são registrados no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais no prazo legal (conforme prevê a Lei nº. 6015/73, art. 50 e seguintes) e considerando que o registro de nascimento é importantíssimo para a população, solicito que sejam orientadas as pessoas que prestam o serviço público de saúde pré-natal, a fim de que esclareçam as gestantes dessa necessidade, bem como da importância de levarem consigo ao hospital, quando do parto, seus documentos pessoais, preferencialmente, a carteira de identidade. Ainda, que sejam orientadas as equipes que realizam prestação de serviço de saúde a crianças, incluindo vacinação, que procurem saber se a criança está registrada e, em caso negativo, orientem os pais acerca da necessidade de fazê-lo, na tentativa de que deixem de existir neste município crianças sem documento de cidadania. Pode, também, ser informada a ausência de registro de nascimento ao Ministério Público, conforme compromisso de integração operacional. Para realização do registro de nascimento, qualquer dos pais (ou ambos) deve se dirigir ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, com a declaração de nascimento vivo entregue pelo hospital e documentos pessoais. O registro é gratuito. A mãe solteira pode informar o nome do pai da criança, que será ouvido em juízo para que diga se reconhece, ou não, o filho (art. 2º. da lei nº. 8.560/92)”.  

 

Escoteiros

No domingo, dia 06 de agosto, às 10h, o prefeito Sanchotene Felice  esteve no Ginásio Municipal, com integrantes do Grupo de Escoteiros Três Fronteiras, oportunidade em que destinou uma sala para sediar o movimento. Após, os senhores Paulo Oliveira e Everton Barragan, integrantes dos Três Fronteiras, prestaram uma homenagem ao prefeito Sanchotene Felice que, também, fez a promessa escoteira.

 

Homenageados da Semana da Pátria

O presidente da Comissão Organizadora dos Atos Comemorativos à Semana da Pátria, vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann informa que serão homenageados, em 2006, na esfera Nacional – Alberto Santos Dumont (O vôo do 14 bis); na Estadual, o poeta Mario Quintana (centenário de nascimento); e na Municipal, o Jardim de Infância Domingos José de Almeida que completou 50 anos de fundação.  O hasteamento das bandeiras do Brasil, será feito pelo general José Alberto Leal, comandante da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada; do Rio Grande do Sul, pelo vereador Rogério de Moraes, presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana; e de Uruguaiana, pelo Bispo Diocesano, D. Ângelo Domingos Salvador, sendo a alocução à Pátria, proferida pelo prefeito Sanchotene Felice. O arriamento das bandeiras ficará a cargo do prefeito Sanchotene Felice, a bandeira do Brasil; do Rio Grande do Sul, pela diretora do Fórum, Juíza Rosália Huyer; e de Uruguaiana, pelo professor Delmar Kaufmann.

 

Uruguaiana poderá ter Crematório

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, o prefeito Sanchotene Felice anunciou que decidiu criar uma Comissão, composta por Rubens Montardo Junior (presidente), Arlete Porto de Moura e Francisco Valls de Moraes, para estudar a viabilidade da implantação de um Crematório no Município de Uruguaiana. A iniciativa, uma vez recomendada, poderá ter suas obras iniciadas neste ano de 2006, tendo utilização regional atendendo, inclusive, as demandas de municípios vizinhos da República Argentina e da República Oriental do Uruguai. 

 

Definida data dos Desfiles da Semana da Pátria

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, às 10h45min, após ser empossada pelo prefeito Sanchotene Felice, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, presidiu a primeira reunião da Comissão Organizadora dos Atos Comemorativos à Semana da Pátria, de 2006, onde foram de liberadas as seguintes decisões: Ficou decidido que, este ano, o Desfile da Educação Infantil será realizado na avenida Presidente Vargas, no dia 02 de setembro, a partir das 9h, com crianças que estejam cursando a pré-escola e com idade a partir de 4 anos. O Desfile da Educação Infantil será realizado em duas quadras, na Presidente Vargas, entre as ruas General Câmara e Flores da Cunha. O narrador do desfile será o radialista Egídio Carvalho. O Desfile do Interior será realizado na Vila de São Marcos, frente ao Colégio Dr. Maia, no dia 03 de setembro, a partir das 10h, com narração do professor Luiz Machado Stabile. Por sua vez, o tradicional Desfile Militar e da Juventude, acontecerá na avenida Presidente Vargas, no dia 07 de setembro, com início às 11h, com os integrantes das unidades militares e, na seqüência, as entidades e as escolas. O limite é de 50 participantes por entidade. O narrador do Desfile Militar e da Juventude será o radialista Édison Rebés.  Ao final da reunião, o professor Delmar Kaufmann enfatizou que, no dia 16 de agosto, às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, na rua Cel. Brasil Lago, 2338, haverá reunião entre os integrantes da Comissão e os representantes das escolas e entidades que desfilarão na Semana da Pátria.

 

Definida Programação da VI Semana do Rio Uruguai

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Esportes, realizará de 14 a 18 de agosto de 2006, no Clube Naval de Uruguaiana, a VI Semana do Rio Uruguai, evento que tem entre seus objetivos a preservação do rio, e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, e a promoção de concursos de pintura em tela, poesia, fotografia e música, tendo como tema único o rio Uruguai. As inscrições para os concursos poderão ser feitas no Centro Cultural Dr. Pedro Marini e na Secretaria de Cultura, na rua Tiradentes nº. 2801, em horário comercial. O VI Concurso Internacional de Pintura em Tela sobre o Rio Uruguai está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto; o III Concurso de Fotografia sobre o Rio Uruguai até o dia 11 de agosto; o II Concurso de Poesias sobre o Rio Uruguai até o dia 11 de agosto; e o II Festival de Música Temática do Rio Uruguai, com inscrições abertas até o dia 04 de agosto de 2006. A programação da Semana do Rio Uruguai é a seguinte: Dia 14 de agosto, segunda-feira, pela manhã, das 9h às 12h, teremos Limpeza das margens do Rio Uruguai, que será realizada pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Departamento Municipal de Meio Ambiente, Comando da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada, ALL – América Latina Logística, Grupo Cavaleiros da Fronteira-Oeste e Delegacia Fluvial de Uruguaiana; à tarde, das 14h às 16h, Recebimento das obras participantes dos Concursos Pinte o Rio Uruguai – Pintura em tela, Concurso de Poesias e Concurso de Fotografias do Rio Uruguai. Após, às 16h30min, apresentação das obras aos jurados dos Concursos. No dia 15 de agosto, terça-feira, às 10h30min, teremos Abertura Oficial da VI Semana do Rio Uruguai, pelo prefeito Sanchotene Felice, com apresentação do Projeto CEU e Banda Momento, com participação especial do Maestro Kako (Antônio Carlos Lara de Souza). Após, visita as exposições e mostra arqueológica do rio Uruguai, Ainda, painel sobre Segurança da Navegação no Rio Uruguai, a cargo da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; às 11h, palestra sobre Vegetação Ciliar do Rio Uruguai, proferida pelo biólogo Francisco Renato Galvani, com participação dos alunos da Escola Elisa Ferrari Valls; à tarde, das 14h às 18h, visitação as exposições e mostra arqueológica do rio Uruguai; às 14h, palestra sobre Educação Ambiental, a cargo do 2º.Pelotão Ambiental da Brigada Militar; às 15h, apresentações teatrais, com O Mágico de Oz, de autoria de Lyman Frank Baum, com adaptação e direção de Paulo Melo, com alunos da Escola Livre de Belas Artes (ELBA), e a peça Os Gatos, texto e direção de Paulo Melo, com Grupo Duo produtora de eventos; às 17h, mateada a cargo do Grupo Cavaleiros da Fronteira Oeste. Na quarta-feira, dia 16 de agosto, das 9h às 12h, visitação as exposições e mostra arqueológica do rio Uruguai. Também, painel sobre Segurança da Navegação no Rio Uruguai, a cargo da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; às 10h, palestra sobre Patrimônio Arqueológico de Uruguaiana e Região, com o professor e mestre Flamarion Freire da Fontoura Gomes, da PUC-RS; às 11h, palestra Aspectos Ecológicos da Bacia do Rio Uruguai, proferida pelo professor e mestre Airton Batista dos Santos. Á tarde, das 14h às 18h, visitação as exposições e mostra arqueológica e painel sobre Segurança da Navegação no Rio Uruguai, a cargo da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; às 14h, plantio de árvores nativas, pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e alunos do Projeto Feliz Cidade do Rotary Club de Uruguaiana Sudeste, às 15h, Exposição dos trabalhos das escolas Nossa Senhora do Horto (4ª. Série), e Paso de los Libres (2ª. Série), e apresentação do projeto de Preservação do Rio Uruguai, pelos alunos das escolas acima citadas, com entrega de certificado aos alunos destaques, às 16h, apresentação teatral, No Vale dos Girassóis, texto de Cleber Laguna, com orientação de Paulo Melo, e alunos da Oficina de Iniciação Teatral da Escola Marechal Cândido Rondon. No dia 17 de agosto, das 9h às 12h, visitação as exposições e mostra arqueológica do Rio Uruguai; e  painel sobre Segurança da Navegação no Rio Uruguai, a cargo da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; das 9h às 10h, apresentação do Programa Uruguaiana Vencerá, diretamente do Clube Naval; às 11h, palestra sobre Poluição Ambiental na Bacia do Rio Uruguai, proferida pelo biólogo Francisco Valls de Moraes, diretor municipal de Meio Ambiente; à tarde, das 14h às 18h, visitação as exposições e mostra arqueológica do Rio Uruguai; e painel sobre Segurança da Navegação no Rio Uruguai, a cargo da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; às 14h30min, reunião da Comissão Binacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Uruguaiana/Paso de los Libres, tendo como pauta: Unificação da Legislação de Pesca no Rio Uruguai. À noite, às 19h, palestra Segurança da Navegação no Rio Uruguai, proferida pelo Delegado Fluvial de Uruguaiana, Capitão-de-Corveta Daniel Américo Rosa Menezes. No dia 18 de agosto, sexta-feira, teremos das 9h às 12h, visitação as exposições e mostra arqueológica do Rio Uruguai; das 9h30min às 11h30min, vídeos e palestras sobre preservação ambiental, direcionada aos alunos do interior do Município de Uruguaiana; às 10h30min, apresentação teatral com a peça No Vale dos Girassóis; à tarde, das 14h às 18h, recepção aos participantes do II Festival de Música Temática do Rio Uruguai, com organização do palco e passagem de som. Após, às 20h, realização do II Festival de Música Temática do Rio Uruguai, com show de abertura da Banda Momento e Projeto CEU, com apresentação das 10 músicas classificadas e show de encerramento de João Quintana e Grupo Parceria, com participação especial de Francisco Alves. Dia 24 de agosto, quinta-feira, Sessão Especial do Poder Legislativo, às 10h, em homenagem ao Rio Uruguai. À noite, a partir das 20h, solenidade de encerramento da VI Semana do Rio Uruguai, pelo prefeito Sanchotene Felice, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Esportes, na rua Tiradentes 2801, com entrega das premiações de primeiros, segundos e terceiros lugares nos concursos de pintura em tela, poesia e fotografia sobre o Rio Uruguai, e do II Festival de Música Temática do Rio Uruguai, finalizando com apresentação do Maestro Kako e Leandro Alves, com entrega de certificados de participação.

 

Definida programação do 1º. Seminário de Carnaval

O prefeito Sanchotene Felice recebeu e aprovou a programação do 1º. Seminário de Carnaval de Uruguaiana, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2006. Na sexta-feira, dia 18 de agosto, às 8h30min, teremos o cadastramento dos participantes. Após, às 9h30min, palestra do prefeito Sanchotene Felice, sobre A Socialização do Carnaval; às 10h30min, palestra do radialista Cláudio Brito, de Porto Alegre, sobre a Função da Imprensa na Divulgação do Evento; às 13h30min, será palestrante a carnavalesca Elza Brongar da Fontoura, abordando o tema A Influência do Negro nas Festas Populares; às 15h30min, o bacharel e presidente da LIESU, José Newton Duarte Gomes, falará sobre Organização do Carnaval e das Ligas; e, às 17h, o professor Daniel Fanti, falará sobre Alegorias, Adereços e Tema Enredo. Ainda, às 21h30min, haverá visitação as Escolas de Samba. No sábado, dia 19 de agosto, às 8h30min, palestra sobre o Carnaval como Fonte de Turismo, com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Luiz Augusto Schneider; às 9h30min, o radialista Cláudio Brito, falará sobre Organização, Regulamento e Julgamento de Carnaval. Após, às 13h30min, o carnavalesco Kaê Rodrigues, falará sobre Fantasias e seus contrastes no Enredo; às 15h30min, o jornalista Jorge André Brites abordará o tema A Publicidade Institucional e a Propaganda como fomento ao Turismo; às 17h30min, o artista plástico Carlos Fonttes, falará sobre Conjunto e Desenvolvimento de Enredos. Ás 20h, visitação as Escolas de Samba. No domingo, dia 20 de agosto, teremos as seguintes palestras: às 8h30min, o carnavalesco do Rio de Janeiro, Daniel Ghanem, falará sobre o Papel do Julgador e a sua responsabilidade; às 10h50min, o radialista e carnavalesco carioca, Alderson Alves, da rádio Globo, discorrerá sobre a História do Carnaval; às 13h30min, Edison Vieira, integrante da AJUCEPERGS, falará sobre Harmonia Musical e confecção de Samba Enredo; às 15h30min, Luiz Fernando Lima abordará sobre Tema enredo concreto e abstrato. Às 18h, o prefeito Sanchotene Felice encerrará o evento, com a entrega de certificado aos participantes.  

 

Palestra sobre Agroindústria mobiliza produtores

 

 

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, EMATER, Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) e a SICREDI, realizaram no sábado, dia 05 de agosto, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura, palestra com o prefeito municipal de Crissiumal, Walter Luiz Heck, sobre Implantação de Agroindústrias: Caminhos do Desenvolvimento, tema proferido em 310 palestras por todo o Brasil. O prefeito Walter Luiz Heck é técnico agrícola, formando em marketing, com especialização em Cooperativismo. Está no exercício do segundo mandato e já ocupou o cargo de vice-prefeito, em outra oportunidade. Por determinação do prefeito Sanchotene Felice foi, através do Decreto 219/06, declarado Hóspede Oficial do Município. O município de Crissiumal tem área de 370 quilômetros quadrados, 17 mil habitantes, 44 agroindústrias que usam o Selo de Qualidade Fonte Nova e 2.384 propriedades rurais, nenhuma com área superior a 11 hectares, sendo que, 60% da população vive na área rural. O prefeito Walter Heck parabenizou o Governo Municipal por buscar e apoiar a diversificação na área produtiva, apostando, num primeiro momento, na produção de cítricos, piscicultura e vitivinicultura. Além do prefeito Sanchotene Felice participaram do evento: os secretários municipais Diego Xavier Roque e Luiz Augusto Schneider; o diretor executivo da ACIU, Luiz Carlos Beheregaray; o Chefe do escritório da Emater, Fernando Martins de Menezes; o presidente da OAB, Lauro Beheregaray Delgado; o professor Douglas Thompson, representando o Campus II-PUC-RS; o presidente do Sindicato Rural, Walter Arns; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU), Cláudio Bica;  o diretor executivo da ADU, Feliciano Saucedo; o gerente do Banrisul, Vanderlei Michelon; o diretor do SENAI, Lauro Leitune de Souza; o presidente da Associação de Fruticultura de Uruguaiana, Fábio Gallarreta; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, José Carlos Finkler; o diretor da Secretaria de Agricultura, Afonso Paz; e um grupo de representativo da classe produtora e empresarial de Uruguaiana. O prefeito Sanchotene Felice agradeceu a presença de todos e a cobertura da imprensa local, através da Rádio Charrua AM que transmitiu o evento; a RBS TV Uruguaiana e o jornal Momento de Uruguaiana.   Após, atendendo convite do prefeito Sanchotene Felice, uma comitiva acompanhou o palestrante Walter Luiz Heck numa visita a Usina de Asfalto de Uruguaiana.

 

Prefeito nomeia Comissão da Semana da Pátria

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, às 10h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito Sanchotene Felice, assinou o Decreto nº. 216, em que nomeia a Comissão Organizadora dos Atos Comemorativos à Semana da Pátria, de 2006, com a seguinte composição: Prof. Delmar Kaufmann – pela Secretaria Municipal de Educação (Presidente); Ten. Victor Manoel Gediel Machado – pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; Maj. Aroldo Ribeiro Cursino – pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua; Profa. Tânia Elizabete Moreira Landarini – pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação; Prof. Luiz Machado Stabile – pela Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Uruguaiana - RS; Cap. Edson Damião de Melo Ribas – pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira; Sr. Rubens Calliava Montardo Junior – pela Assessoria de Imprensa do Município; Engº. José Maria Gómez Faraco – pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos; Sr. Francisco Alves – pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Esportes; Sr. Giovanni Chirico – pelo Grupo de Escoteiros do Mar – Almirante Benjamin Sodré.

 

Confraternização na Ação Social

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, a partir das 15h30min, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, no bairro Cabo Luiz Quevedo, uma equipe da pasta organizou uma confraternização e um bingo entre os vovôs e as vovós, que são assistidos por aquele órgão público.

 

Relatório – Agência de Empregos

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Luiz Augusto Schneider divulga relatório das atividades da AMIE – Agência Municipal de Intermediação de Empregos que, nos meses de junho e julho de 2006, cadastrou 396 trabalhadores; encaminhou 69, efetivou 07 pessoas, num trabalho que envolveu 17 empresas. Ainda, no período de 05 meses, que abrange o período de janeiro a maio de 2006, 190 pessoas participaram de 05 cursos de qualificação profissional oferecidos pela Agência de Empregos. Nos meses de junho e julho, 278 pessoas participaram de 11 cursos de qualificação profissional.

 

Campanha do Agasalho

Na sexta-feira, dia 04 de agosto, a partir das 18h, a secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice, acompanhada pelo prefeito Sanchotene Felice e o gerente do Banrisul, Vanderlei Michelon, fez a distribuição de 250 cobertores e 4.216 agasalhos para presidentes ou representantes de 17 associações de bairros ou vilas de Uruguaiana. No decorrer da próxima semana, as 15 associações que não compareceram a distribuição, poderão retirar seus agasalhos diretamente na sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, no bairro Cabo Luiz Quevedo, em horário comercial. Os 250 cobertores foram doados pelo Banrisul que fez a coleta junto aos seus clientes, numa campanha liderada pelo gerente Vanderlei Michelon. Ainda, participou da solenidade, o gerente da RBS TV Uruguaiana, Fernando Brunelli.

 

Aulas de Mandarim

Reiniciaram as aulas de Mandarim, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana, sob a coordenação do professor Ricardo Lin. As aulas são gratuitas e são ministradas às terças e quintas-feiras.

 

Prefeitura promove Oficina de Literatura

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Esportes promoverá, gratuitamente, Oficina Literária, a partir do dia 14 de agosto de 2006, das 20h às 21h30min, com a escritora Vera Ione Molina Silva. Informações e inscrições na SECULT, pelo telefone 3413-9117.

 

Feira do Interior

No dia 11 de agosto, das 9h às 17h, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, será realizada a Primeira Feira do Interior, no Largo do Ginásio Municipal, com venda de artesanato, doces e pães caseiros, frutas e hortifrutigranjeiros. Maiores informações com Sueli Soares, pelo telefone 9905-2643.  

 

Chamamento

A Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento solicita a presença das pessoas abaixo relacionadas, no Setor de Apoio Administrativo: Adalberto Martins Sambrana, Alfrides Chaves Viana, Angela Pereira Pimentel, Carmen Maria da Silva Ortiz, Darcy Correa Nunes, Edna Fabrício de Albuquerque, Edson da Silva Sierra, Éster Canujo Gomes Sevilha, Helena Sulces da Silva, Horácio Almeida dos Santos, Julia Maria Soares das Silva, Lauri Rodrigues Gonçalves, Luiz Carlos Alves Saldanha, Manoel Paulino Ribeiro, Maria Gleci P. da Silva, Maria Onarina da S. Fagundes, Nelson Soares Pedroso, Neuza Neuma Dias Dedeco, Pedro Abreu G. de Castro, René de Moura Berem, Rosa Maria Verfe da Fontoura, Sueli Cunha Tellechea e Valdir Vidal. 

 

Município terá Campanha Trânsito Seguro

Nos primeiros dias de agosto será lançada a Campanha Trânsito Seguro – Você é que faz! O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado, entregou ao prefeito Sanchotene Felice um relatório sobre acidentes de trânsito em Uruguaiana, onde consta: No primeiro semestre de 2004 ocorreram 423 acidentes; no primeiro semestre de 2005 foram contabilizados 430 acidentes e; no primeiro semestre de 2006, ocorreram 245 acidentes. Ainda, em 2004 ( 1º. Semestre) tivemos 211 acidentes com danos, 212 acidentes com lesão, 04 acidentes com morte e 264 feridos. No ano de 2005, no primeiro semestre, foram apurados 192 acidentes com danos, 238 acidentes com lesão, 03 acidentes com morte, e 300 feridos. No primeiro semestre de 2006, tivemos 130 acidentes com danos, 115 acidentes com lesão, 05 acidentes com morte e 131 feridos. Também, informa o secretário Vitor Gediel será desenvolvida uma ampla campanha de conscientização, esclarecendo quais são as infrações médias, leves, graves e gravíssimas.

Gravidade, pontuação e valores das multas:

-         Leve – 3 pontos – Multa de R$ 53,20

-         Média – 4 pontos – Multa de R$ 85,13

-         Grave – 5 pontos – R$ 127,69

-         Gravíssima – 7 pontos – R$ 191,54 a R$ 957,70.

 

Esta Campanha Municipal de Prevenção a Acidentes e de Infrações de Trânsito, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Brigada Militar, Ministério Público, Poder Judiciário, OAB, Polícia Ambiental, Polícia Civil, CFC Uruguaiana e CFC Shalon.

 

Inscrições abertas para o Veteranos em Ação

Estão abertas, em horário comercial, as inscrições para o Projeto Veteranos em Ação. Os interessados poderão se inscrever nas escolas que integram a rede municipal de ensino, a saber: Escolas Cabo Luiz Quevedo, General Osório, Dom Bosco, José Francisco Pereira da Silva, Rui Barbosa, Moacir Ramos Martins, Osvaldo Cruz, Castelo Branco, Alceu Wamosy, Jacob Arns, Fortunato Pio de Almeida, Crespo de Oliveira, Oscar Machado, Sant’Ana Velha, Santa Rita, Justimiano Souza, Dom Fernando Mendes Tarragó, Patrício Lopes, São Pedro, Vertentes, Leonor Bastos, Tia Mercedes, Vovó Chica, Cinderela, Casinha da Emília, Tia Nina, Sítio do Saci Pererê e CAIC. O prefeito Sanchotene Felice reiterou que, cada voluntário, poderá trabalhar somente em um turno, pelo período de 04 horas.

 

Município dispõe do Programa Construcard

O Construcard é um programa habitacional, realizado através de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana (PNU), que visa aquisição de material para construção, reforma ou ampliação de unidades habitacionais, em regime pulverizado, contemplando famílias com renda mensal compreendida entre R$ 350,01 e R$ 1.500,00. O valor financiado será variável entre R$ 1.500,00 e R$ 7.000,00, podendo obter um subsídio de até R$ 2.436,94; sendo que, do valor financiado poderá destinar-se 15% para mão-de-obra. O prazo de pagamento do valor financiado é de 96 meses, e o serviço de arquitetura, na parte orçamentária do projeto, fará parte da contrapartida da Prefeitura Municipal. Os documentos necessários para inscrição, que deverá ser realizada no Setor de Habitação, no prédio central da Prefeitura de Uruguaiana, em horário comercial, são os seguintes: CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, nº. do PIS, Comprovante de renda (três últimos meses), IPTU ou Escritura do imóvel, Comprovante de residência (água, luz ou telefone) e Declaração de isento.

 

Abertas 150 vagas nas Oficinas Esportivas

Está sendo desenvolvido no Centro Esportivo Zona Leste, localizado no bairro Santo Inácio, o PROJETO SEGUNDO TEMPO, numa parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o Ministério dos Esportes e o SESC. No local, 16 monitores do SESC e 06 funcionários do Zona Leste, desenvolvem oficinas que contemplam todas as modalidades esportivas, tendo 200 alunos no turno da manhã (06 aos 12 anos), e 200 alunos no turno da tarde ( a partir dos 13 anos). Os alunos que integram este Projeto recebem  lanche, material esportivo e reforço escolar. Estão abertas mais 100 vagas pelo turno da manhã e 50, à tarde, para faixa etária dos 06 aos 16 anos. O cadastramento para estas vagas será realizado no Centro Esportivo Zona Leste, das 8h às 20h,  e no  Conselho Tutelar. Também, nas quartas e quintas-feiras, a partir das 19h, 150 mulheres têm aulas gratuitas de ginástica. Informações pelo telefone 3413-1188.

 

Seja doador. Sangue é vida.

Banco de Sangue de Uruguaiana.

Esta conquista é nossa!

Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

 

Rubens Montardo Junior

Assessor Municipal de Imprensa

3411-4684 – 84079521

Administração 2005-2008

 

 

 

 

Diretoria de Informática
© 2000-2006 - Todos os direitos reservados