ASPECTOS GEOGRÁFICOS E LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

            O Município de Uruguaiana está localizado no extremo Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, a 29º 46' 55" de latitude Sul e 57º 02' 18" de longitude Oeste, na fronteira com a Argentina.

            Uma ponte de 2,4 Km sobre o Rio Uruguai, liga a cidade de Uruguaiana no Brasil a Cidade de Paso de Los Libres na Argentina.

O Município possui 126.936 habitantes, de acordo com a contagem de população do IBGE realizada em 2000, distribuídos em uma área de 5.713 Km2  . A população urbana é de 118.538 habitantes e a rural é de 8.398            É o quarto Município em área territorial do Estado, sendo sobrepujado apenas por Alegrete (7.808 Km2), Santana do Livramento (6.963 Km2) e São Gabriel (6.011 Km2). Essa extensão resulta em 1.714 Km de estradas rurais, cuja manutenção repercute significativamente na Despesa Pública Municipal..

            A área urbana do Município é de 45,3 Km2 dividida em 36 bairros com 270 Km de ruas, sendo 70 Km pavimentados. O cadastro de imóveis indica a existência de 25.083 economias prediais e 6.044 terrenos não ocupados. A ociosidade do espaço urbano é da ordem de 40% gerando deseconomias de escala urbana, pois a densidade populacional é de apenas 25 habitantes por hectare.

            Possui uma moderna estação aduaneira, das maiores do Brasil, próxima a ponte internacional. O trabalho aduaneiro faz com que o comércio sobre rodas do MERCOSUL passe preferencialmente por Uruguaiana, tendo seu porto seco se mantido como o maior da América Latina. É cortado pelas BRs 290 e 472 e interliga-se a Argentina através de ponte internacional rodo-ferroviária sobre o Rio Uruguai com 2,4 Km de extensão. Está estrategicamente situado no sistema de transportes integrando rodovias, ferrovias, portos e aeroportos do Mercosul.

            O Aeroporto local é Internacional, posuindo uma pista pavimentada com 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura. Em 15/01/1999 a INFRAERO aprovou a mudança do Plano Diretor do Aeroporto que previa expansão da pista para 1.800 metros por 45 metros de largura. Atualmente opera com linhas de cargas courrier (pequenas encomendas), mas está habilitado a receber aviões cargueiros do porte do Boeing 737. Existe projeto para construir o terminal de carga aérea. O terminal de passageiros funciona em instalações de boa qualidade operando vôos diários.

            O Rio Uruguai, apesar do calado pouco profundo, é navegável, podendo ser explorado como Hidrovia Turística.

A rede ferroviária possui um terminal de cargas em Uruguaiana, com capacidade para estocagem e transbordo, com conexão à Argentina, através de ferrovia pela Ponte Internacional, dando assim plenas condições de uso desse tipo de transporte. A América Latina Logística que opera as ferrovias do Sul do Brasil tem um programa de investimentos para modernizar os serviços, melhorar a infra-estrutura e o padrão de segurança de tráfego, tornando-se assim competitiva com as melhores ferrovias do mundo.

 

 

Diretoria de Informática
© 2000-2005 - Todos os direitos reservados