Comitê de Fronteira debate temas relacionados à integração do Brasil e Argentina

Data de publicação: 14 de agosto de 2019

Aconteceu em Paso de los Libres, o XIV Comitê de Integração Fronteiriça, organizado pelo Consulado Brasileiro em Paso de los Libres e pelo Consulado Argentino em Uruguaiana.

Com a finalidade de debater os principais assuntos de interesse das comunidades fronteiriças, com ênfase no desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população, o Comitê é realizado anualmente, sendo sede do encontro, na forma de rodízio, uma das duas cidades, Paso de los Libres ou Uruguaiana.
O XIV Comitê de Integração Fronteiriça contou com a formação de comissões bilaterais, desenvolvendo trabalhos de análises de termas nas áreas de facilitação fronteiriça, infraestrutura, indústria e comércio, saúde, meio-ambiente, cultura e educação.

A abertura dos trabalhos coube a manifestação dos prefeitos de ambas as cidades. Como anfitrião, o intendente de Paso de los Libres, Martin Áscua, deu as boas-vindas aos participantes do Comitê e ressaltou a importância do desenvolvimento de ações que beneficiem aos moradores de áreas de fronteira. Já o prefeito Ronnie Mello disse que encontros como o realizado em Libres podem render inúmeros benefícios e avanços para melhorar ainda mais a integração na fronteira.

O Chefe do Executivo de Uruguaiana ressaltou que é necessário que uma agenda reunindo os presidente Maurício Macri, da Argentina, e Jair Bolsonaro, do Brasil, seria o melhor momento para que as autoridades fronteiriças pudessem entregar um documento conjunto sobre o que foi debatido e concluído como necessidades da região durante a realização do XIV Comitê de Integração Fronteiriça.

Cada comissão debateu assuntos relacionados ao seu tema, o que resultou em uma ata setorial, que foi integrada, posteriormente, a um documento final.