Campanha de combate ao Sarampo

Data de publicação: 14 de agosto de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde, através do seu Setor de Vigilância Epidemiológica, convoca a comunidade uruguaianense para uma campanha de combate ao surto do Sarampo.

Juntamente com o Ministério da Saúde, os órgãos recomendam a vacinação com uma dose da vacina Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) para as crianças de seis meses a um ano de idade que irão se deslocar para os estados que apresentam cidades com surto de Sarampo (São Paulo, Rio de Janeiro e Pará).

A vacinação de bloqueio deve ser realizada pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem, na Sala de Vacina Central do município, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Presidente Vargas, 2990, no Centro da cidade.

Essa dose de bloqueio não terá validade como dose de rotina, devendo a criança comparecer aos 12 meses de idade para receber a dose de rotina da vacina Tríplice Viral prevista no Calendário Nacional de Imunizações.

Entre os anos de 2015 e 2017 não havia sido registrado nenhum caso de contaminação de Sarampo no Brasil, porém a partir do ano de 2018 já são mais de 10 mil casos entre os brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Neste ano, o mesmo órgão confirmou 907 casos entre os dias 05/5 e 03/8.