Integrantes do Centro Uruguaianense reencontram cidade natal

Data de publicação: 9 de setembro de 2019

Segundo a canção do uruguaianense João Chagas Leite: “quem bebe do Rio Uruguai não vive longe de casa”. Pois a turma do Centro Uruguaianense, apesar de viver em Porto Alegre, confirma os versos do cantor e conterrâneo ao demonstrar que vivem com Uruguaiana dentro de seus corações.

Esta trupe de cerca de 60 uruguaianenses vivendo na capital do estado, organiza anualmente uma excursão para revisitar sua terra natal. Eles já vieram prestigiar a Califórnia da Canção Nativa, num ano, a Semana Farroupilha, noutro.

Agora, nada mais justo para demonstrar o amor pela sua terra do que vir no dia mais patriótico do ano, o sete de setembro. Em solo fronteiriço, os integrantes do Centro Uruguaianense tiveram um final de semana de reencontros. Além, é claro, de uma agenda bem movimentada.

No sábado participaram do desfile cívico-militar. Já no domingo foram recepcionados pelo prefeito Ronnie Mello em missa na Catedral de Santana, para depois testemunharem intervenções culturais e realizarem um abraço à Praça Barão do Rio Branco.

O prefeito aproveitou a oportunidade para cumprimentar os representantes do Centro Uruguaianense pela atitude e pela presença em nossa cidade: “Vocês são um exemplo de cidadania, pois mesmo distantes estão sempre preocupados com o que está acontecendo em nossa cidade, fazendo questão de visitar-nos todos os anos”. O presidente do Centro Uruguaianense, sr. Sidnei Azambuja, agradeceu a recepção do Prefeito e enalteceu a preocupação da atual gestão para com o Centro Uruguaianense: “Nunca houve uma gestão que nos recebesse com tanto entusiasmo e com tanto carinho”. Ao final da noite os integrantes do Centro retornaram à capital do estado, visando o próximo ano para reencontrarem sua “cidade alegria”.