Espaços públicos passam a contar com iluminação mais tecnológica

Data de publicação: 14 de novembro de 2019

Foi iniciado nesta semana o trabalho de revitalização da iluminação pública em espaços de uso comum de Uruguaiana. As atividades, concentradas neste primeiro momento na Praça Barão do Rio Branco, consistem na substituição das antigas e convencionais luminárias por lâmpadas de LED. Essa modernização acarretará em maior segurança à comunidade, visto que a potência de 80 watts de cada nova lâmpada permite uma luminosidade bastante incandescente, o que facilitará o trabalho de monitoramento do espaço pelos órgãos de segurança. Ainda neste tocante, as tradicionais lâmpadas que contavam com reatores geravam uma necessidade de manutenção mais freqüente, e ainda permitiam a ocorrência de curtos-circuitos e energização de postes.

Outro fator positivo presente neste serviço de revitalização e substituição do tipo das lâmpadas, é o da economicidade. O consumo de energia por parte das lâmpadas de LED é muito menos se comparado às antigas, incidindo numa economia de 90% para os cofres públicos, o que, em longo prazo, será extremamente satisfatório. “Pode parecer pouco, mas este é um dia histórico para nossa cidade. Estamos revitalizando a questão estética da Praça, acrescentando um brilho diferente a ela, sem contar na economia de luz que teremos no futuro e na segurança que estaremos garantindo ao nosso cidadão”, vibrou o prefeito Ronnie Mello.

O projeto de revitalização da Praça Barão do Rio Branco, iniciado na terça-feira (12), objetiva a substituição de 210 lâmpadas. Num único dia de trabalho, os servidores da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural já realizaram a instalação de quarenta novas lâmpadas, o que permite estimar o término do trabalho em aproximadamente uma semana, se as condições climáticas permitirem. Outros espaços públicos, futuramente, devem ser contemplados com o mesmo serviço, a exemplo da Praça Argentina, do Calçadão, da Praça da Estação Férrea e da Praça Tamandaré em frente ao Tênis Clube.