×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Eficácia e Prevenção: as duas frentes de trabalho do Procon RS em Uruguaiana

Fonte: Ascom
Data de publicação: 10 de janeiro de 2020


É bastante perceptível a transformação de Uruguaiana no tocante ao desenvolvimento econômico. A julgar pelo crescimento do número de estabelecimentos que se instalaram na cidade, principalmente no último ano, e também pela característica de consumo que o município adquiriu com a chegada das lojas Free Shop, é de suma importância que haja um Procon atuante para blindar e tranqüilizar o consumidor que opta por comprar aqui. Para tanto, o Procon RS Uruguaiana divulgou dados estatísticos do ano de 2019 que nos ajudam a entender o perfil do consumidor que está se instalando na cidade e que também demonstram a atuação do órgão junto à comunidade.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é um órgão administrativo de poder executivo municipal e/ou estadual destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. A função do Procon é a de orientação dos consumidores, mas também é a de mediação de conflitos nas relações de consumo e fiscalização dessas relações.

Instalado anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Duque de Caxias 1700, o órgão tem procurado descentralizar suas ações, procurando mecanismos de prevenção com o intuito de orientar e informar sobre os Direitos e Deveres das partes das relações de consumo. Em 2019, o Procon conseguiu estender este projeto ao interior do município, proporcionando às comunidades da Barragem Sanchurí e São Marcos, palestras acerca dos principais temas que trabalha.

Além destas, o órgão também conseguiu promover atividades preventivas durante os principais períodos comerciais do ano, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, além do mês de Novembro, que contém a Black Friday no calendário, e obviamente o mês natalino, quando o Procon realizou visitas às empresas e aos prestadores de serviços, com o intuito de informar, orientar e divulgar os procedimentos do próprio órgão, bem como explanar sobre a legislação atual, pertinente às relações de consumo.

Somente no ano de 2019, a instituição realizou 6.617 atendimentos, registrando seu ápice no mês de Abril, quando protocolou 635 casos. Importante salientar que diante deste montante de atendimentos, o órgão de defesa do consumidor obteve um índice de aproximadamente de 82% de eficácia na solução das demandas/reclamações trazidas pelo consumidor. Um ponto a se comemorar é o da estabilização da demanda nos últimos meses e o da diminuição de casos, atribuídos justamente ao eficiente trabalho realizado pela instituição através de seus métodos de prevenção e de agilidade no desembaraçamento dos processos recebidos.

© Copyright 2018 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo