Uruguaiana fortalece agricultura familiar

Data de publicação: 10 de janeiro de 2020

Nascida da Diretoria de Agricultura, um dos braços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Patrulha Agrícola trata-se de um projeto de auxílio ao pequeno produtor rural. Hoje são 300 produtores cadastrados, todos configurados como agricultores familiares, uma das exigências para participação. Para ser enquadrado nesta condição, o trabalhador deve explorar uma área de até cem hectares. Atualmente a Patrulha desenvolve um serviço de preparação do terreno dos produtores, ao oferecer maquinário e mão de obra para operá-lo, incentivando e auxiliando no plantio de hortifrutigranjeiros e também no cultivo de pastagens para engorde de gado de corte e leite.

Segundo estatísticas recentemente divulgadas pela Secretaria, neste ano foram registradas 215 entradas de requisições do trator para o preparo de terra. Deste número, 210 serviços foram realizados, totalizando uma área trabalhada de 415 hectares e de 204 produtores beneficiados. Todos esses serviços desenvolvidos foram de preparo de solo com os seguintes implementos agrícolas: grade globe, grade niveladora, enxada rotativa e semeadeira para pastagem. Nestes casos foram atendidas diversas produções como hortifruti em geral e pastagens de inverno e verão. As áreas compreendidas são de localidades como o Imbaá, Chácara do Sol, João Arregui, Itapitocay, São Marcos e Barragem Sanchurí e outras.

Projeto de Citricultura

Dentro da Patrulha Agrícola criou-se um projeto voltado à citricultura que englobou sete pequenos produtores. Com o propósito de oferecer melhores condições aos agricultores e aumentar a proporção de seus ganhos, o projeto de Citricultura apresentou um ciclo muito eficaz: foi iniciado com a doação de mudas de laranjeiras por parte da Prefeitura e atingiu seu ápice quando os produtos das sete localidades foram comercializados, por intermédio da Diretoria de Agricultura, diretamente com o atacado local, gerando um total arrecadado de quase R$ 130 mil, destinados exclusivamente aos produtores.

O projeto já está assegurado para o ano que vem, visto que dispõe de uma verba de R$ 150 mil a ser aplicada num criatório de mudas de laranjeiras, retroalimentando este ciclo comprovadamente eficaz.