×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Em três anos, número de cirurgias eletivas aumentou 95%

Fonte: Ascom
Data de publicação: 16 de janeiro de 2020


A busca pela diminuição da demanda reprimida em torno das cirurgias eletivas é uma meta que vem sendo atingida no município, através do trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital da Santa Casa. Cirurgia eletiva é aquele procedimento em que se consegue escolher a melhor data para se realizar intervenção. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente.

Além disso, o aumento no número de cirurgias eletivas disponibilizadas para a população uruguaianense busca evitar o transtorno de um paciente ter que se deslocar para outro ponto do Estado para a realização de um procedimento cirúrgico. “Nos últimos anos tem crescido o número de pacientes atendidos em Uruguaiana”, garante a secretária municipal de Saúde, Lilian Stumm. Para exemplificar essa situação, a Secretaria cita os números crescentes de atendimentos realizados no período dos últimos três anos.

Em 2017, foram ao todo realizados 474 procedimentos, sendo o mais procurado o de videolaparoscopia, com 173 atendimentos. Cirurgia geral (102) e cirurgia pediátrica (101) foram também bastante procuradas. Em 2018, o número total de atendimentos chegou a 664. No período, os procedimentos mais procurados pelos pacientes foram os de videolaparoscopia (213), cirurgia pediátrica (119) e cirurgia geral (107).

No ano passado, somente no período de janeiro a novembro, foram realizados em Uruguaiana 906 procedimentos cirúrgicos eletivos. O mais procurado deles foram os vinculados a traumatologia/ortopedia (182 atendimentos). O segundo procedimento mais procurado foi o de cirurgia geral, com 158 atendimentos. Ainda foram realizadas 151 videolaparoscopias.

A indicação dos pacientes que são submetidos aos procedimentos relacionados no convênio entre a SMS e o HSC é precedida de avaliação por parte da Secretaria Municipal de Saúde. A autorização para realização dos procedimentos somente será feita pelo profissional autorizador da SMS, através da liberação de formulário numerado devidamente preenchido, atendendo aos limites pré-determinados.

Todas as avaliações cirúrgicas são realizadas pelo cirurgião no dia da solicitação, desde que pertinentes e solicitadas por médicos de qualquer setor do Hospital. Os serviços são inteiramente gratuitos aos usuários atendidos pelo SUS, não podendo ser cobrado, em nenhuma hipótese, qualquer tipo de honorário médico ou taxa hospitalar, tanto pela internação, quanto pela realização dos procedimentos cirúrgicos.

© Copyright 2018 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo