Janeiro Branco: sensibilização acerca da saúde mental

Data de publicação: 16 de janeiro de 2020

Uruguaiana é mais um dos municípios que se soma à campanha mundial do Janeiro Branco, em atenção à saúde mental. Essa será a primeira participação do município na campanha que se desenvolve há mais de 10 anos em todo o mundo. Segundo a secretária de Saúde, Lílian Stumm, esta campanha é dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos. “Esta é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Também se pretende sensibilizar os poderes constituídos sobre a importância de pensar políticas públicas e projetos estratégicos em relação à saúde mental”, concluiu a Secretária.

Em Uruguaiana, a Saúde Mental busca aproximar os serviços que compõe a rede de atenção psiciossocial através de ações conjuntas e do apoio matricial, contando com 17 psicólogos e 4 psiquiatras no seu quadro de funcionários, divididos nos três serviços especializados oferecidos: CAPS II, CAPS AD II e Ambulatório de Saúde Mental.

CAPSII Asas da Liberdade

É um serviço criado para diminuir gradativamente as internações psquiátricas promover a inserção dos usuários no convívio familiar e social. O projeto do CAPS "Asas da Liberdade" de Uruguaiana se efetiva através de uma equipe multidisciplinar, que conta com trabalhadores sociais, que além de suas especialidades se propõem a atuar dentro de uma relação terapêutica mais próximo do usúario e familiar.

Atende pessoas maiores de 18 anos, portadores de transtornos mentais graves e persistentes, sob coordenação da terapeuta ocupacional Sanandria Bachinscki. Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira das 8h às 18h. Rua Presidente Vargas, 2948. Altos da Policlínica Municipal. Telefone: 3911-3030.

CAPS AD II Álcool e Drogas

Presta serviço a todas faixas etárias, especializado em pessoas com transtornos gerados pelo uso de álcool e outras drogas, sob coordenação de Jeferson Ferreira. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 18h. Rua Sete de Setembro, 1496. Telefone: 3911-3067.

Ambulatório de Saúde Mental

O Ambulatório é um serviço multiprofissional composto por médico psiquiatra, médico clinico, psicólogos, psicopedagogo, fonoaudiólogo, e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. Esses serviços devem prestar atendimento integrado e multiprofissional por meio de consultas, sob coordenação da psicóloga Fabrina da Maia. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Rua Presidente Vargas, 2948. Altos da Policlínica Municipal. Telefone: 3911-3030.

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

A RAPS é uma das redes temáticas dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e é norteada pela Portaria de Consolidação nº 03 em seu ANEXO V (em substituição à Portaria 3088/2011). Ela dispõe sobre a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.