Convênio vai beneficiar crianças que necessitam de ressonância magnética

Data de publicação: 21 de janeiro de 2020

Nos últimos dias, após alguns ajustes e tratativas, foi firmado o contrato entre a Prefeitura de Uruguaiana e o serviço de diagnóstico por imagem, Maximagem, para a realização de ressonâncias magnéticas de crânio com e sem contraste, com sedação e outros diversos tipos de exames desta natureza.
A efetivação do convênio visa privilegiar o público infantil, já que as crianças enfrentam maiores dificuldades no momento da sedação e também num eventual translado para outra cidade, como outrora ocorreu. Nesta semana, o programa contemplou cinco crianças com até seis anos. Elas foram as primeiras a ter a possibilidade de realizar esse exame em nosso município, evitando o deslocamento para outra cidade. Neste caso, Alegrete, que ainda mantém o convênio para realização dos exames para adultos.

Em agenda cumprida entre a secretária municipal de Saúde, Lilian Stumm, e o enfermeiro responsável pelo setor de exames de ressonâncias da Maximagem, André Trindade, foi definida a organização do fluxo de encaminhamentos dos pacientes, visando como principal objetivo a facilidade no acesso aos exames e o aumento da resolução no diagnóstico, ao proporcionar tranqüilidade e agilidade na realização dos mesmos. Também ficou definida a mecânica pro processo para utilização do serviço: a criança precisa vir encaminhada por um Neurologista e, após a autorização da Secretaria de Saúde, o contrato determina que a Maximagem tem até 48h para realizar o exame.