GGI-M prepara ações para o Carnaval e busca bloqueio de sinal de celular na Penitenciária Modulada

Fonte: ascom
Data de publicação: 18 de fevereiro de 2020

A implantação de um esquema de segurança que contemple todas as áreas da cidade (urbana e rural) durante o período de carnaval foi o centro do debate de mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizada na manhã desta terça-feira (18).

O encontro reuniu os principais órgãos de segurança do município, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
Outro assunto discutido foi sobre o possível bloqueio de sinal de aparelhos celulares na Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Atuação da segurança pública durante o Carnaval

Conforme o secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Clemente da Silva Côrrea, que também responde pela condução dos trabalhos do GGI-M, a atuação de todos os órgãos envolvidos na segurança pública durante o período do Carnaval Oficial Brasileiro e no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana fez parte dos debates das autoridades. Correa disse que a responsabilidade de todo os entes envolvidos foi tratada, além das necessidades em torno dos licenciamentos de atividade, ambiental e utilização de espaço em via pública. “Também faz parte do trabalho de preparação para os dois períodos a fiscalização em torno do uso de ambientes fechados e abertos, para que nenhum problema de grande monta possa vir a ocorrer ou a estar fora de nosso controle”, resumiu Clemente.

Outra questão relacionada ao encontro desta terça-feira (18) foi sobre a exposição do Ministério Público Estadual que busca o cumprimento da Lei das Contravenções Penais, que em seu artigo 42 trata da perturbação do sossego alheio, chamada de Lei do Silêncio. “A Promotoria Pública busca o cumprimento do exposto pela lei que protege o cidadão dos excessos gerados durante o Carnaval, principalmente”, lembra o Secretário.

Em um próximo encontro, os organizadores do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana deverão participar para expor o projeto de desenvolvimento do evento, que ocorre em março. A ideia é reunir os responsáveis pela empresa que irá desenvolver o projeto, na busca por todas as informações que estejam relacionadas com a programação montada pelos organizadores. “Queremos reunir todas as informações sobre o evento para montarmos uma estratégia de atuação que proporcione segurança à população”, ressalta.

Haverá um reforço de efetivo para atuação de todos os órgãos de segurança durante os dois períodos.

Outro assunto relacionado ao Carnaval Fora de Época de Uruguaiana foi sobre o trânsito de alegorias das escolas de samba. Segundo o que ficou definido pela reunião há a necessidade de que sejam informados horários e itinerários a serem percorridos pelas agremiações, visando proporcionar um fluxo adequado de trânsito tanto nas rodovias federais quanto nas ruas do município.

Bloqueio de sinal de celulares na Penitenciária de Uruguaiana
Durante a reunião do GGI-M, outra situação discutida esteve relacionada ao estudo para que o sinal de celulares junto à região da Penitenciária Modulada de Uruguaiana seja bloqueado. A questão deverá ser aprofundada após a realização de um amplo estudo para que o projeto seja efetivado. A planificação deverá ser levada a avaliação estadual e federal, para que todos os meios possíveis sejam incorporados visando a concretização do processo. “Pelas particularidades que envolvem a Penitenciária Modulada de Uruguaiana e sua localização geográfica, além do público carcerário ali instalado, são fortes argumentos para que sejam definidas ações efetivas que levem ao bloqueio do sinal de celulares naquela região do município”, explica.
Em breve, o projeto deverá ser exposto para instâncias superiores da Justiça e da Segurança Pública.