Programa de auxílio ao pequeno produtor rural inicia as atividades em 2020

Data de publicação: 4 de março de 2020

Os trabalhos inaugurais foram realizados na propriedade de Almir Dornelles, alocada no distrito do Imbaá, e supervisionados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Delgado, juntamente com o diretor agropecuário da mesma pasta, Thiago Davila.
Na oportunidade, a intervenção da Patrulha Agrícola limitou-se ao preparo inicial do solo para o cultivo de hortifrutigranjeiros. O secretário Delgado aproveitou o momento para salientar a importância da parceria firmada entre a administração municipal e a classe dos agricultores familiares. “Incentivar, capacitar, empreender: essas são ações que a Prefeitura, através da nossa Secretaria, busca solidificar. Os pequenos produtores precisam, e sabem fazer uso, deste auxílio oferecido por nós na busca pelo fortalecimento de seus empreendimentos”, enalteceu.
A Patrulha Agrícola busca compreender, ao longo do ano, um planejamento previamente estabelecido de atenção e assistência aos trezentos produtores cadastrados ao programa.
Histórico da Patrulha Agrícola
Nascida da Diretoria de Agricultura, um dos braços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Patrulha Agrícola trata-se de um projeto de auxílio ao pequeno produtor rural. Hoje são 300 produtores cadastrados, todos configurados como agricultores familiares, uma das exigências para participação. Para ser enquadrado nesta condição, o trabalhador deve explorar uma área de até cem hectares.
Atualmente a Patrulha desenvolve um serviço de preparação do terreno dos produtores, ao oferecer maquinário e mão de obra para operá-lo, incentivando e auxiliando no plantio de hortifrutigranjeiros e também no cultivo de pastagens para engorde de gado de corte e leite.
Segundo estatísticas recentemente divulgadas pela Secretaria, no ano passado foram registradas 215 entradas de requisições do trator para o preparo de terra. Deste número, 210 serviços foram realizados, totalizando uma área trabalhada de 415 hectares e de 204 produtores beneficiados.
Todos esses serviços desenvolvidos foram de preparo de solo com os seguintes implementos agrícolas: grade globe, grade niveladora, enxada rotativa e semeadeira para pastagem. Nestes casos foram atendidas diversas produções como hortifruti em geral e pastagens de inverno e verão.
As áreas compreendidas são de localidades como o Imbaá, Chácara do Sol, João Arregui, Itapitocay, São Marcos e Barragem Sanchurí e outras.