Campanha de coleta do lixo eletrônico arrecada 12 toneladas em Uruguaiana

Data de publicação: 8 de março de 2020

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através do trabalho da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Bem Estar Animal, e com o apoio da empresa Natusomos, desenvolveu a campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, realizada nesta sexta-feira (6), junto ao Parque Dom Pedro II.

O recolhimento deste tipo de lixo foi a principal preocupação da Prefeitura devido ao seu potencial poluidor. Equipamentos eletro eletrônico são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Após o término da campanha, todo o material recolhido pela empresa Natusomos, especializada na reciclagem de eletroeletrônicos, situada na cidade de Horizontina, fará a destinação do material. Conforme a diretora de Meio Ambiente, Mariana Saltz, ao todo, foi recolhida, nesta quinta-feira, cerca de doze toneladas de lixo eletrônico.

O prefeito Ronnie Mello participou da campanha, auxiliando populares no descarte do material.

De acordo com o Prefeito, a campanha evidencia a seriedade com que a Administração Municipal vem tratando a questão ambiental, principalmente porque os equipamentos eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico. “Os materiais vão se acumulando de diversas formas, por isso a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é de vital importância para se evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, disse. “A grande quantidade de material arrecadado evidencia e demonstra a grande conscientização do povo uruguaianense em torno do meio ambiente”, finalizou.