×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Nota oficial do LAMINF sobre os testes de biologia molecular para Covid-19 em Uruguaiana

Fonte: ascom
Data de publicação: 20 de maio de 2020


 

O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF), uma parceria da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Municipal de IST/Aids, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde, vem a público esclarecer a notícia divulgada sobre o recebimento e realização de testes de Biologia Molecular para COVID-19 em Uruguaiana e região.

Como previamente divulgado pela imprensa em abril de 2020, o LAMINF colocou-se à disposição do Estado do Rio Grande do Sul, firmando o seu interesse e possibilidade de realizar o processamento do diagnóstico SARS.COV-2 para a Secretaria Estadual da Saúde,  com o objetivo de auxiliar nos diagnósticos moleculares de COVID-19, através do compartilhamento do equipamento de Carga Viral do HIV com a rotina da SARS CoV2, e estava aguardando a chegada dos Kits produzidos pela FIOCRUZ/Biomanguinhos para dar continuidade a essa ação.

No dia 15 de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde retirou junto ao LACEN em Porto Alegre seis kits para diagnóstico de COVID-19 para o LAMINF, totalizando 288 testes. Ressaltamos que cada paciente utiliza dois testes, permitindo atender em torno de 140 pacientes com o quantitativo recebido neste primeiro momento (diminuídos os controles do kit).

No momento, o LAMINF encontra-se na fase de instalação e testes desses kits no laboratório. Essa fase poderá levar entre uma e duas semanas. 
Somente após este período, o laboratório estará apto a receber amostras da Vigilância Epidemiológica, setor responsável por encaminhá-las para análise, bem como a vigilância de doenças transmissíveis.
Ficamos à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Michel Mansur Machado - Coordenador Geral do LAMINF

 

Sobre o LAMINF:

O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF), é uma parceria da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programa Municipal de IST/Aids, Universidade Federal do Pampa, Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde, inaugurado em 1º de dezembro de 2017. Integra a Rede Nacional de Laboratórios de Contagem de Linfócitos T CD4+ e Quantificação da Carga Viral do HIV. O Laboratório desde sua inauguração funciona no Campus Uruguaiana da Unipampa, sendo o 82º laboratório participante no País e o sétimo no Estado, equipado com aparelhos de última geração para análise. Nele desenvolve-se uma atividade com a missão de qualificar ainda mais o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes HIV em tratamento nos municípios integrantes da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.

© Copyright 2018 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo