Conclusão de obras de unidade de Saúde Mental da Santa Casa deve ocorrer no segundo semestre

Data de publicação: 29 de maio de 2020

Este é o caso da reforma para reabertura da unidade de internação clínica em saúde mental.

A gestora administrativa da instituição, enfermeira Thaís Aramburu, destaca a importância da participação da comunidade na obra, através de clubes de serviços, como o Rotary Clube Uruguaiana, de entidades e empresas privadas, que vem auxiliando na arrecadação dos recursos para a obra, que custa cerca de R$ 200 mil. Ela também ressalta a parceria da Secretaria de Saúde na empreitada. “Estamos unidos em prol desse objetivo, recebendo um apoio sem igual da secretária Lilian e do secretário adjunto Saldanha, e ainda da psiquiatra Raquel Saldanha, que está empenhada em nos ajudar”, diz. Nesta semana, a secretária de Saúde, enfermeira Lilian Stumm, e o secretário adjunto, médico José Luiz Saldanha, visitaram as obras.

A área fica no andar térreo, a fim de garantir maior segurança aos pacientes – anteriormente a unidade funcionava no terceiro andar – e terá capacidade para 18 leitos.

Pensando na importância do serviço e em proporcionar um atendimento especializado, incluindo a internação próxima à família, o HSCU vem trabalhando para reabrir a nova unidade de internação o mais breve possível.

O projeto inclui não apenas o tratamento farmacológico, mas será executado por uma equipe multiprofissional que inclui, entre outros, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, incumbidos da diminuição do sofrimento do paciente, na sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença. A nova unidade também contará com oficinas e espaço para recreação.
Enquanto a nova área de internação segue sendo construída, o atendimento a pacientes psiquiátricos acontece através do Pronto Socorro, que registra semanalmente uma média de oito atendimentos de pacientes de saúde mental.

A previsão é de que a nova unidade entre em funcionamento no segundo semestre.