Uruguaiana instaura mais duas barreiras sanitárias

Data de publicação: 30 de junho de 2020

Serviço de controle e monitoramento do tráfego de pessoas na cidade foi ampliado para quatro unidades

A Prefeitura Municipal inaugurou, nesta sexta-feira (26), mais duas barreiras sanitárias com o objetivo de controlar o fluxo de entrada no município. Os dois novos pontos estão posicionados na BR-472: um no acesso para quem vem de Itaqui, em frente à Zaeli, e outro à frente do Círculo Militar, no acesso via Barra do Quaraí. Além destes dois novos locais, o Município já realiza o monitoramento na Ponte Internacional e na BR-290, no posto da Polícia Rodoviária Federal.

A coordenação das barreiras sanitárias é de responsabilidade da Defesa Civil de Uruguaiana e da Guarda Civil Municipal, onde atuam também agentes de trânsito e as equipes da Ronda Ostensiva Municipal Urbana. O front ainda conta com o suporte de agentes de saúde vinculados à Secretaria Municipal, além do importante auxílio do Exército Brasileiro e da Brigada Militar. Nas abordagens é realizada a identificação do local de origem dos tripulantes, para depois ser aferida a temperatura. Diante de algum possível problema ou alteração do estado de saúde, os passageiros são encaminhados ao Centro de Triagem mais próximo. Até o momento nenhuma pessoa abordada apresentou sintomas de COVID-19 ou disse ter tido contato com suspeitos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Wouters, o trabalho que já vinha sendo realizado, agora, ganhou novas diretrizes de intensificação. “Atendendo a um pedido do Prefeito Ronnie Mello junto à intervenção do Gabinete de Gestão Integrada do Município e do Comitê de Contingenciamento, expandimos e intensificamos o trabalho de monitoramento das pessoas que ingressam em nossa cidade a fim de controlarmos a disseminação do vírus. Este é um objetivo que já estamos atingindo, basta avaliarmos as estatísticas de contágio registradas em Uruguaiana”, completou Wouters.

O prefeito Ronnie Mello acredita que essas atividades são um complemento dos protocolos que o Município já vem utilizando desde o início da pandemia. “Agradecemos o auxílio de todas as entidades envolvidas nesta operação. Sem eles jamais conseguiríamos colocar em prática o nosso plano de contenção e combate ao Coronavírus. Seguimos trabalhando de forma intensa e integrada: essa é a chave para que vençamos esta batalha”, enfatizou o Prefeito.