Prefeitura oficializa entrega do Castramóvel

Data de publicação: 6 de julho de 2020

Na tarde desta quarta-feira (1º), o prefeito Ronnie Mello, juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), Sheila Ripoll, oficializaram a entrega do Castramóvel à comunidade uruguaianense.

O ato simbólico ocorreu em frente à Prefeitura Municipal e foi testemunhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Irani Coelho Fernandes.

Na oportunidade o Chefe do Executivo salientou que o ato atende a um anseio histórico da comunidade defensora dos direitos e do bem estar dos animais. “Depois de várias ações e obstáculos, como o acidente que praticamente destruiu o primeiro Castramóvel, finalmente estamos atingindo uma meta planejada há tempos”, celebrou. “Quero aqui registrar e agradecer o trabalho das ongs, associações e das pessoas que lutam no anonimato pela causa animal. Essa conquista é de vocês”, cumprimentou o Prefeito.

Segundo a secretária Sheila Ripoll, o Castramóvel deve iniciar efetivamente suas atividades a partir da segunda-feira, dia 6. Cerca de 150 animais já estão inscritos para o processo gratuito de castração. Na aquisição do veículo foram investidos R$ 142.000,00, recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Como serão feitas as castrações?

As castrações serão feitas por uma profissional da medicina veterinária, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, em parceria com os residentes do curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA.

Sistema de inscrição?

Nos bairros pertencentes às seis Estratégias de Saúde da Família (ESF) onde as famílias já foram cadastradas. Estes bairros serão os primeiros atendidos, e logo após serão retomados os credenciamentos nas demais ESFs do município.

Quantos profissionais estarão atuando?

À frente do consultório sob rodas estarão uma médica veterinária, uma estudante de medicina veterinária e um residente, além de seis profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), além de voluntários de Grupos de Proteção dos Animais.