×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Crescimento no número de casos da Covid-19 sugere medidas mais duras a serem adotadas em Uruguaiana

Fonte: ascom
Data de publicação: 27 de julho de 2020


Medidas mais duras e restritivas no combate ao novo coronavírus deverão ser impostas nos próximos dias, considerando o número de pacientes com Covid-19 e o crescimento exponencial em Uruguaiana. O retrato da preocupação das autoridades locais foi tratado durante reunião do Comitê de Contingenciamento realizada na manhã deste sábado, sob coordenação do prefeito Ronnie Mello.

𝘾𝙤𝙢𝙞𝙩ê 𝙫𝙤𝙡𝙩𝙖 𝙖 𝙨𝙚 𝙧𝙚𝙪𝙣𝙞𝙧 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙙𝙚𝙗𝙖𝙩𝙚𝙧 𝙨𝙞𝙩𝙪𝙖çã𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙩á𝙜𝙞𝙤

Nova reunião marcada para a terça-feira (28), deverá determinar quais as medidas a serem tomadas para conter o agravamento da situação, principalmente, no número de internações registradas nos últimos dias no Hospital da Santa Casa de Uruguaiana. Conforme a gestora administrativa da instituição hospitalar, Thais Aramburu, a Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 já conta com 50% de seus leitos ocupados, com pacientes em estado grave. “A situação se torna ainda mais difícil, pois notamos também o aumento no número de profissionais da linha de frente infectados com o vírus”, ressalta. Caso a curva de contágio continue a atingir o quadro de servidores, o atendimento no hospital a pacientes com Covid-19 poderá se tornar ainda mais dramático.
Ao todo, 63 funcionários já foram afastados por suspeita ou estarem com sintomas gripais na Santa Casa. Cinco deles foram confirmados com a Covid-19.
O pneumologista Luiz Fernando Cibin disse que o quadro atual em Uruguaiana assusta ainda mais devido à aceleração no crescimento do número de casos e, ao mesmo tempo, a falta de conscientização da população sobre as necessidades de cumprimento de medidas de proteção. “Parece que não caiu a ficha de parte da população sobre a doença e seus reflexos desastrosos”, salientou.

𝐃𝐞𝐜𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐚𝐝𝐨çã𝐨 𝐝𝐞 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐫í𝐠𝐢𝐝𝐚𝐬

A definição por uma tomada de posição mais dura que venha a conter a escalada rápida de propagação do vírus em Uruguaiana acontece no encontro do Comitê marcado para a próxima terça-feira. “O momento é o mais delicado que enfrentamos, por isso que o ato de definirmos um posicionamento mais rigído deve ser feito sem atropelos, pois não queremos colocar em risco todo o trabalho feito desde o início do ano”, disse o Prefeito. “Precisamos conscientizar a população sobre a necessidade de cumprimento de regras e o que será feito daqui para frente deverá ser rigidamente obedecido por todos”, finalizou o prefeito Ronnie Mello.
Conforme o infectologista Felipe Zancan Ferrigollo, provavelmente Uruguaiana irá registrar óbitos em decorrência do vírus, pois na medida em que cresce o número de casos e internações graves, fica muito difícil dar a assistência adequada a todos os pacientes ao mesmo tempo. “Quanto menor o número de casos, mais facilitada se torna a assistência”, disse. Segundo o Médico, o número de casos no município cresceu em torno de 300% nos últimos dias.
Ao todo, Uruguaiana tem 164 testes positivos confirmados, com quatro pacientes internados no Hospital da Santa Casa e 248 pessoas em isolamento domiciliar com síndrome gripal. Até o momento foram feitos 5.452 exames no município. Não foram registrados óbitos até agora em decorrência da Covid-19 na cidade.

© Copyright 2018 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo