Prefeitura conclui novo pontilhão do bairro Cidade Nova

Fonte: ascom
Data de publicação: 8 de janeiro de 2021

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) e Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), comunica que o novo pontilhão do Bairro Cidade Nova foi concluído e o trânsito liberado. A obra, que fica na Rua Alcides Trein, era um pedido da comunidade há cerca de 40 anos e foi finalizada no último dia 24 de dezembro. A iniciativa visa facilitar a mobilidade e dar maior segurança à população que circula na área. Também foram feitas barreiras nas paredes do córrego para reforçar a segurança.
Moradoras de uma casa que fica em frente à ponte, as irmãs Brenda e Glenda Borba, 18 e 16 anos respectivamente, recordam como era a situação no passado. “Tivemos que sair de casa por causa dos problemas causados pelo córrego. Quando o nível subia entrava muita água em nossa casa por causa da falta de proteção. Além disso, os carros não podiam entrar na garagem da residência”. Brenda e Glenda destacaram – enquanto pintavam as paredes externas da casa – que graças às obras, poderão voltar ao próprio lar. “Fomos morar em um bairro da Zona Norte da cidade, mas agora poderemos volta a morar em nossa casa. Com as melhorias não iremos passar de novo por aqueles problemas”.
A ponte tem aproximadamente 10 toneladas e 6,5 metros de largura por 9 metros de comprimento. O material usado para a construção do pontilhão tem barras de aço, trilhos, tubos de aço, pranchões de madeira de duas polegadas, concreto e pedras. Parte do material já era da Secretaria e está sendo reutilizado.
Um ponto importante desta obra também foi a economia aos cofres públicos. Uma licitação custaria em torno de R$ 400 mil. Entretanto, com os moldes adotados o custo foi de R$ 56 mil para o Município. Cerca de 70% da obra foi feita com materiais que já pertenciam à Semiur. Atualmente, a Cidade Nova já conta com cinco pontilhões recuperados e um novo que já está 90% pronto. Com as pontes, cerca de 100 casas deixam de ser alagadas.
O prefeito Ronnie Mello vistoriou a obra e a área na tarde desta quarta-feira (6). Junto a ele, também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Carlos Delgado; o vereador Joalcei Gonçalves; o secretário municipal de Infraestrutura, Frederico Pellegrini; e o secretário-adjunto da Semiur, Claudiomiro Pereira.