𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧ç𝐚 𝐈𝐈 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞 𝐦𝐮𝐭𝐢𝐫ã𝐨 𝐝𝐨 𝐁𝐞𝐦-𝐄𝐬𝐭𝐚𝐫 𝐀𝐧𝐢𝐦𝐚𝐥

Data de publicação: 29 de janeiro de 2021

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA) realizou na manhã desta quinta-feira (28) mutirão no bairro Nova Esperança II para análise de doenças em animais de rua localizados na área. O trabalho, denominado Mutirão do Bem-Estar Animal, foi feito em parceria com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e residentes do curso de Medicina Veterinária da Unipampa. O mutirão teve início no CEANE e percerreu algumas ruas do bairro.

De acordo com a secretária-adjunta da SEMA, Sheila Ripoll, foi constatado pelas equipes e pelos moradores a necessidade de verificação da qualidade dos animais que estão na rua e que transitam na área. “Há indícios de várias doenças na região. Os animais foram cadastrados e tiveram amostras de sangue coletada para análise dessas doenças”, afirmou. Segundo relato das equipes, os animais se encontram em visível estado de desnutrição.

Além do bem-estar animal, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, que integra a SMS, começou o processo de mapeamento para analisar a situação do bairro. Os trabalhos visam o controle das zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para homens e dos homens para animais. Os residentes de Medicina Veterinária da Unipampa foram coordenados pelo Professor Tiago Gallina.

Esse foi o primeiro mutirão realizado em 2021. O próximo vai acontecer em março em bairro ainda a ser definido.