×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Banda Municipal formando músicos e cidadões

Fonte: Ascom
Data de publicação: 10 de fevereiro de 2021


Mesmo em tempos de pandemia, a Banda Municipal de Uruguaiana prossegue com suas atividades de educação municipal em nível inicial e musicista. Trabalhando de forma online e semipresencial, a Banda vem atendendo aos alunos com idade para prestar serviço público.  
Prova disso é o número de aprovações alcançadas em 2020 de alunos oriundos do grupo. Eles puderam ingressar, através de concurso, em serviços públicos.
Ao todo, no ano passado, quatro integrantes da Banda Municipal conseguiram alcançar a aprovação. Gilmar Oliveira Pinheiro conseguiu a aprovação ao posto de cabo músico trompetista, no 10º Batalhão Logístico Marques do Alegrete; e Athos Fortes Quintana (cabo músico trompetista), Cléverson Pereira Alfaro (cabo músico clarinetista) e a primeira musicista da Fronteira Oeste, Luzia Najara Benitez (cabo musicista trompetista), passaram a integrar a Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Uruguaiana (2ª BC Mec).
Através dessa dinâmica, a banda prepara músicos gabaritados que servem, em sua maioria, à Aeronáutica, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil. 

Educação Musical em tempos de pandemia
A Banda Municipal está recebendo a inscrição de novos alunos para o projeto de educação musical. Em 2021, foi adotado o ensino de forma híbrida, buscando o cumprimento de todos os protocolos de segurança, visando proporcionar aos alunos uma educação mais consistente e significativa. “Recebemos os estudantes oriundos da rede pública, com idade entre dez e 17 anos, estando matriculados no período da manhã”, ressalta o professor de música, Jediel Fagundes, coordenador da Banda Municipal. Segundo ele, os trabalhos relacionados ao ensino musical preveem ações conjuntas com as escolas. “O objetivo é sempre oferecer esta atividade educativa e profissionalizante no contra turno escolar, visando à elevação e o melhor do humano, através da arte e da educação, cultuando o civismo, o respeito, o espírito de grupo e o senso coletivo”, pondera. 

Atenção à formação de profissionais a partir da educação
A Banda Municipal completou em 25 de outubro do ano passado, dez anos de sua fundação, tendo conquistado nesse período, inúmeros prêmios em nível estadual. Ao todo, nesse período, 88 alunos que integraram o grupo, foram aprovados em exames oficiais de âmbito musical. Mais de 700 alunos já fizeram parte do trabalho de formação. 
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana mantém o trabalho, através de uma atenção e investimentos dedicados ao desenvolvimento de atividades que sejam responsáveis pela formação de cidadãos capacitados. “Temos essa atenção toda especial aos nossos estudantes, pois a formação deles é uma de nossas prioridades”, ressalta o prefeito Ronnie Mello. “E os resultados obtidos pela Banda Municipal, nos dá a certeza de esse trabalho deve ser mantido em benefício de nossa juventude”, finaliza.

© Copyright 2021 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo