𝗣𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝘁𝗿𝗲𝗰𝗵𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗦𝘂𝗹 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝗦𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗶𝗻𝗼 𝘀𝗲𝗿á 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀 𝗽𝗿ó𝘅𝗶𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀

Data de publicação: 10 de fevereiro de 2021

A Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico (Seplan) comunica que o primeiro trecho da pista sul da nova Avenida Setembrino de Carvalho deve ser liberado para tráfego nos próximos dias. A área, que tem 140 metros de comprimento por 9 metros de largura, vai do trecho da BR-472 até a Rua Santos Dumont. Nesta terça-feira (9), o trecho recebeu o revestimento de CBQU (concreto betuminoso usinado à quente). Com a iminente finalização desta etapa, o trabalho de pavimentação asfáltica, meio-fio e drenagem da avenida vai chegar a 60%.
O revestimento asfáltico é composto por duas camadas de 4cm compactadas – totalizando uma capa asfáltica de 8cm de revestimento. O canteiro central, que vai separar as pistas norte e sul, vai ter 4 metros de largura. A próxima etapa vai contemplar até a Rua 4, dos 685m correspondentes à pista sul. A Seplan informa que a obra está sendo feita por etapas e que os trechos vão ser liberados de acordo com o término de cada parte. O objetivo é causar o menor transtorno possível aos deslocamentos de quem transita pela região.
A Ordem de Serviço da nova Avenida Setembrino de Carvalho foi expedida em 13 de agosto de 2020. A obra é financiada por recurso livre de captação da Prefeitura. Verba do Pré-Sal que é de direito dos municípios. O prazo de execução estabelecido em contrato é de 15 meses. Entretanto, o cronograma está adiantado e o indicativo é de que a finalização será antes do prazo estabelecido. O trabalho, que está sendo feito pela empresa ICCILA, comporta terraplanagem, pavimentação, drenagem, meio-fio, canteiro central e iluminação pública. O projeto, que comporta as duas pistas, está fazendo uma avenida 100% nova. Cada uma com 685 metros de comprimento e 9 metros de largura. Uma área total de 12.330 m² vai ser pavimentada. A pavimentação e drenagem da pista norte já foi finalizada.
A Secretaria de Planejamento, juntamente à Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram), alerta para que motoristas e pedestres tenham o máximo de atenção e cautela em seus deslocamentos na região em razão da continuidade das obras.