Uruguaiana participa de projeto de desenvolvimento entre Brasil e Argentina

Data de publicação: 30 de abril de 2021

O município de Uruguaiana vai participar do projeto ArBra, que visa o desenvolvimento conjunto entre cidades vizinhas do Brasil e Argentina na região da Fronteira Oeste. O convite foi feito no dia 23 de abril, em reunião no Consulado Argentino. O encontro teve participação do cônsul argentino no Brasil, Ricardo Di Lelle e da supervisora municipal de Cultura de Uruguaiana, Maíza Jacques; Também participaram da reunião Briane Machado, Cristian Vaz, Carla Sehn e Mercy Gervasoni. Agora, o projeto já conta com as participações de Alvear (ARG), La Cruz (ARG), Itaqui e Uruguaiana.
As reuniões, que serão virtuais, começaram em abril e continuam em maio para os lançamentos. Junho e julho serão os meses de planejamento das ações. Agosto, setembro e outubro estão reservados para a realização das iniciativas propostas. Cada cidade vai mostrar o trabalho que vem sendo feito e explanar seus potenciais e propostas. O trabalho visa o compartilhamento de ideias e a exploração de alternativas criativas para o desenvolvimento conjunto entre os municípios da região.
O projeto ArBra foi fundado em agosto de 2015 e tem como meta o desenvolvimento do Mercosul na fronteira Brasil/Argentina. Os debates englobam diferentes esferas, tais como: arte, cultura e patrimônio; desenvolvimento; educação; esporte e saúde; e gastronomia. Pautas como agronegócio, indústria, empreendedorismo e moda também vão ser tratadas nas reuniões. A Secretarias Municipais de Uruguaiana já começaram a elaboração das apresentações para a participação no evento.