×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Notícias


Barreira sanitária encerra nesta sexta-feira

Fonte: Ascom
Data de publicação: 30 de abril de 2021


Termina nesta sexta-feira (30), o trabalho desenvolvido pelas equipes da Prefeitura de Uruguaiana junto ao ponto de ingresso ao terminal de cargas da Aduana Internacional. No local, trabalham desde segunda-feira (26), profissionais da secretaria da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança e Trânsito, na realização de testes de Covid-19 para os motoristas argentinos que ingressam no país. Desde que foi adotada a prática, 271 exames foram realizados na fronteira entre Uruguaiana e Paso de Los Libres até o final da manhã desta quinta-feira (29). Nenhum argentino positivou exame durante o período.
A previsão de realização de cerca de mil exames acabou não se concretizando. Muitos dos motoristas argentinos que chegaram à Uruguaiana durante a semana já portavam, desde a origem da carga, exames RT-PCR, viabilizando desta forma um fluxo mais rápido no ingresso ao Brasil. Mesmo assim, para aqueles que não portavam o exame, o tempo de espera era de aproximadamente quinze minutos. 
Conforme o delegado da Receita Federal em Uruguaiana, Cláudio Montano, devido aos bloqueios dos dois lados da fronteira, foi registrado um fluxo menor do que o normal em comparação com outros períodos de tráfego intenso de mercadorias durante a semana. Montano afirmou que o processo de normalização no fluxo do transporte internacional se dará a partir desta sexta-feira (30). 
As novas regras definidas pelo Governo Argentino, com relação ao prazo de validade dos exames da Covid-19 para todos os motoristas que ingressam no vizinho país passam a valer neste sábado (1). Com isso, as autoridades argentinas reconhecerão os testes PCR em tempo real ou LAMP para SARS - COV-2, com um prazo de até sete (7) dias a partir da coleta.
As novas medidas adotadas pelo Governo Argentino terão reflexos na próxima segunda-feira (3), pois neste sábado, 1º de maio, Dia do Trabalhador, é feriado nos dois países, portanto, não havendo expediente alfandegário no período.

© Copyright 2018 - Direitos reservados à Prefeitura de Uruguaiana/RS

topo