Controladoria-Geral da União avalia transparência na gestão em Uruguaiana com nota maior que a média nacional

Data de publicação: 12 de maio de 2021

O município de Uruguaiana recebeu nota 9,14 na 2ª Edição da Escala Brasil Transparente – iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal, que analisa a transparência da gestão de municípios e estados. O projeto verifica o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência pública em todos os estados, Distrito Federal e 665 municípios brasileiros que possuem mais de 50 mil habitantes. No total, foram avaliados 691 entes federativos – quase 70% da população brasileira. O período de avaliação foi de 1º de abril de 2020 até 31 de dezembro de 2020.
A metodologia da EBT tem como critérios transparência ativa e passiva. Além de verificar a existência dos canais (presenciais e eletrônicos) para solicitação de informações pelo cidadão e atendimento desses pedidos. A Controladoria-Geral da União também mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e servidores, entre outros.
“Recebemos com muita alegria a notícia da avaliação positiva feita pela CGU. Nossa gestão busca profissionalizar e, a todo momento, melhorar os serviços. A transparência é um dos pilares fundamentais nesse contexto. Ofertar bons serviços aos cidadãos é dar celeridade aos processos e um melhor suporte aos contribuintes”, destacou o prefeito Ronnie Mello.
A Controladoria-Geral da União também divulgou as notas médias dos entes federativos na 2ª Edição da Escala Brasil Transparente. Confira:
Nota média dos municípios: 6,85.
Nota média das capitais: 8,73.
Nota média dos estados: 8,8.