Projeto Autismo em Movimento: Smel inicia intervenções psicomotoras individualizadas

Data de publicação: 13 de outubro de 2021

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), iniciou no mês de agosto, o projeto Autismo em Movimento, criado para atender crianças e adolescentes até 18 anos, com Transtorno do Espectro Autista, visando também abranger crianças e adolescentes com Síndrome de Down. O trabalho é realizado na própria Smel, tendo 28 crianças participando até o momento, sendo 26 crianças com Autismo e duas com Síndrome de Down.
O programa está sendo desenvolvido pelo professor de educação física Antônio Carlos de Castro Gomes Filho, Diretor de Esportes da Smel, pós-graduado em Educação Física Escolar, com mais de oito anos de experiência no trabalho com crianças do espectro autista e vários cursos na área.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) entrou como uma grande parceira neste projeto, como afirma o prefeito Ronnie Mello. “A Universidade Federal do Pampa será nossa parceira disponibilizando apoio profissional especializado com os acadêmicos e professores de Fisioterapia, Farmácia e Medicina. O projeto vem ao encontro dos objetivos da gestão municipal no que se refere à inclusão”, explicou o Prefeito.
A Unipampa desenvolve a primeira fase do projeto, com avaliações físicas para compreender a parte de desenvolvimento cognitivo e motor dos integrantes do programa, tendo uma análise individualizada.
Nova Etapa
As famílias dos alunos passaram por entrevistas para conhecer melhor a realidade de cada um e para preparar um atendimento estratégico personalizado. Nesta quarta-feira, o professor do projeto iniciou as intervenções psicomotoras individualizadas. “O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dessas crianças e das famílias” explica o professor do projeto, Antônio Carlos.
Os atendimentos acontecem todos os dias úteis da semana, sendo de segunda à sexta-feira no turno da manhã, e segunda, quarta e sexta também no turno da tarde, das 16h às 18h30min.