Linhas de Ônibus

Operação Emergencial do Sistema Integrado de Transporte Coletivo

Município implanta nova fase do serviço de Transporte Público

A partir desta segunda-feira, 04/05/2020, a empresa LSW Transportes iniciará, em caráter emergencial, as operações do transporte público de Uruguaiana.

Após o recebimento da notificação por parte da empresa RODAM, anunciando que não iria mais operar a partir do mês de maio, a Prefeitura Municipal, através de uma construção jurídica empreendida pela Procuradoria Geral do Município, buscou a empresa LSW a fim de tratar o início de suas atividades enquanto provedora do serviço. A operação, em caráter emergencial, inaugura o processo de transição entre as empresas e permitirá, neste primeiro período, que a LSW se reorganize em relação aos seus financiamentos para aquisição dos 16 ônibus zero quilômetro que foram ofertados na licitação na qual a empresa se sagrou vencedora.

O momento para a transição das empresas mostra-se oportuno, em virtude da diminuição da demanda de usuários do serviço nestes tempos de pandemia, onde o transporte público tem operado muito aquém da condição apresentada na licitação, muito em virtude da paralisação das atividades escolares e outros serviços, além das restrições impostas pelo distanciamento social. Diante deste cenário, construiu-se um novo roteiro de horários e linhas, inclusive com a unificação de algumas delas, para atender com maior racionalidade e eficiência o sistema por esse período de calamidade pública, situação vivida também pela maioria dos municípios brasileiros que possuem a oferta de transporte coletivo por ônibus.

Importante salientar que a empresa LSW assume as atividades de forma emergencial, o que não configura o início da licitação assinada entre as partes em fevereiro deste ano. Em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus todos os prazos foram suspensos ou postergados.

A partir desta segunda-feira, a empresa iniciará o serviço de transporte com a oferta de oito veículos, que deverão tornar-se doze ao longo do processo de implementação gradativa do serviço.

USUÁRIOS NÃO PERDERÃO CRÉDITOS DO CARTÃO RODAM
Os usuários não perderão os créditos adquiridos anteriormente. Por ora, durante o processo de transição, eles estão suspensos, mas em breve será possível trocar por vales transportes e tornar a utilizá-los.

Segundo a empresa LSW, nesse momento de transição, o usuário que ainda tem crédito no cartão magnético RODAM deverá pagar sua passagem em dinheiro ou adquirir o vale-transporte da LSW.

Para efetuar a troca do crédito do cartão magnético RODAM por vale-transporte LSW, os usuários devem entrar em contato com a empresa via WhatsApp através do (55) 99920-5085. A partir desta segunda-feira (04/05), a empresa irá agendar a troca dos créditos mediante apresentação de foto do cartão magnético frente e verso ou recibo da última compra.

A direção da LSW ainda definiu que as pessoas com deficiência continuarão utilizando os cartões de gratuidades expedidos pela RODAM, desde que acompanhados de um documento com foto, o que garantirá o acesso aos beneficiários.

Consulte as linhas de ônibus, com seus respectivos itinerários e tabelas horárias, que irão operar durante o período de calamidade pública no Município de Uruguaiana.