06 OUT 2022
Parceria entre Cartórios e Prefeitura disponibiliza serviços ao cidadão
Mutirão realizará atendimento em projeto inédito no País
Em uma ação inédita no país, os Cartórios de Notas de Uruguaiana realizam neste sábado (08), na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a 1ª Jornada de Assessoramento Notarial de Portas Abertas "Tabelião na Comunidade", iniciativa que busca promover o assessoramento jurídico gratuito à população em temas como escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha, união estável, divórcio, testamento e demais atos que envolvam negócios pessoais e patrimoniais dos cidadãos.
A atividade será realizada das 9h às 12h, contando com o apoio e parceria de órgãos municipais, através do engajamento da Prefeitura de Uruguaiana. As Secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico disponibilizarão atendimentos como CAdÚnico, Assessoria Jurídica, Serviço de Defesa do Consumidor, entre outros.

O cidadão interessado em consultar o seu tabelião de preferência para esclarecer dúvidas e obter orientação jurídica notarial pode comparecer ao local e realizar a consulta, sem pagar qualquer taxa ou custo pelo aconselhamento.
Ao todo, são 21 cidades e 31 Tabelionatos de Notas que participam da edição piloto no Brasil e que, em 2023, deverá abranger todos os Cartórios do Estado e ser expandida para outras unidades da Federação. "Estamos imbuídos para colaborar no projetoe ficaremos à disposição da população para esclarecer dúvidas relacionadas à atividade notarial", destaca a titular interina do 1º Tabelionato de Notas de Uruguaiana, Ligia Fernandes Bedin.

A iniciativa é do Colégio Notarial do Brasil (Seção Rio Grande do Sul) e acontece em homenagem ao Dia Internacional do Notário, comemorado mundialmente no dia 2 de outubro.