03 NOV 2022
Uruguaiana participa de mais uma edição do Festuris em Gramado
O setor de turismo tem demonstrado nos últimos anos o poder de se reinventar. A pandemia da Covid-19, a crise dos combustíveis e a guerra Rússia-Ucrânia criaram barreiras que estão sendo transpostas com muita força pelo setor em todo o mundo. Um exemplo desse potencial de recuperação é a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que iniciou nesta quinta-feira (3) e segue até sábado com intensa programação.
A abertura oficial ocorreu nesta quinta, no Palácio dos Festivais, com a presença de autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates ocorrem no Serra Park nesta sexta-feira (4) e sábado (5).
Uruguaiana presente no Festuris
O Festival conta mais uma vez com a participação de Uruguaiana entre os expositores. Serão apresentandos os potenciais turísricos do município, num dos segmentos da economia que mais cresce no mundo.
Com grandes investimentos, acelerando o processo de logística, infra-estrutura e atrativos, Uruguaiana vem conquistando um espaço importante visando capitalizar a atenção de um número cada vez mais crescente de visitantes, seja para o turismo de compras, de experiências ou de eventos, entre eles os culturais, religiosos e esportivos.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Vanessa Welter, participar de eventos como o Festuris é uma maneira de ampliar a rede de contatos que se forma, conquistando assim, a atenção de novos visitantes. "Esse tipo de feira torna possível a divulgação do que temos, além de estarmos no radar de grandes parceiros para novas oportunidades", garante.
Atrações de Uruguaiana nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (4), uma série de atividades estará sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana nos estandes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Planalto Transportes, responsável pelo transfer oficial do evento. À tarde, será lançado o pacote "Vinhos, Fronteira e Missões", da Agência de Turismo 7 Rotas, da uruguaianense Mari Maldonado.
O evento ocorre a partir das 16h, no estande da Secretaria Estadual de Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
No final da tarde, às 18h, também no Estande da SETUR, acontece uma degustação de vinhos e queijos produzidos em Uruguaiana e cidades da região. Integram o grupo vinhos da Bodega Sossego, da Vinícola Campos de Cima e os queijos da Canto Queijaria.
Às 18h30min, no estande da Planalto Transportes será lançado o pacote "Carnaval de Uruguaiana 2023: a melhor festa fora de época do país", com a participação de escolas de samba que compõem o maior evento cultural do município. Passistas, rainhas, mestres-sala, portas-bandeiras e a bateria de uma representação de todas as agremiações carnavalescas fazem a festa no final da tarde.
Atenção para o setor do turismo local
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, confirma a importância de ver, estar presente e mostrar o potencial turístico da cidade em eventos do porte do Festuris. "Sermos vistos e conhecidos ainda mais, faz parte do processo de sermos lembrados pelos nossos futuros visitantes", lembra. "Por isso estarmos em eventos como o Festuris faz parte de um processo de construção de um novo momento vivivo pelo município e região, com foco no turismo", observa.
Também estarão representando o município integrantes do Conselho Municipal e do Comitê Pró-turismo da cidade.