05 NOV 2022
TURISMO
Estado investe na retomada do protagonismo do turismo com uma pasta focada no setor e investimentos nos municípios
O secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub, faz uma síntese do trabalho desenvolvido durante o 34o. Festuris de Gramado, e comemora os dados positivos alcançados em parceria com os municípios do Rio Grande do Sul. Além disso, antecipa novos projetos que serão desenvolvidos ao lado de Uruguaiana.
O Estado deu uma atenção especial ao turismo no Rio Grande do Sul, pois foi um dos setores mais afetados pela pandemia. Nessa área, houve um investimento de quase R$ 200 milhões de forma direta. Ainda ocorreram ações de qualificação em estradas, aviação regional e até mesmo na segurança pública, onde os indicadores de criminalidade baixaram significativamente. Tudo isso está contribuindo para alavancar o turismo no RS.
“Em nosso governo, retomamos o protagonismo do turismo no Estado com uma pasta focada no setor. Estamos fomentando e prestigiando diversos eventos no pós-pandemia. Nosso planejamento, assim como no programa RS Seguro, está calcado nos 3Is, que são ampliar os investimentos, promover a integração e trabalhar a inteligência no setor”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub.
Investimentos
O programa Avançar, que promove investimentos no Rio Grande do Sul, prevê R$ 198,6 milhões em recursos do governo do Estado para o turismo gaúcho. Esse valor é quase vinte vezes maior do que o total investido pelo Executivo estadual no setor nos últimos 17 anos.
Do montante, são R$ 132,7 milhões para infraestrutura turística e R$ 65,9 milhões para nove parques urbanos – esses, em convênio com municípios. O programa contempla 122 cidades, com 151 projetos no total.