05 JAN 2023
CURSO GRATUITO HABILITA 67 PESSOAS PARA O MERCADO DE TRABALHO
Projeto foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Sedes, e financiado pelo MPT
Na tarde desta quarta-feira (4/1), foi realizada cerimônia de entrega de 67 certificados de conclusão para pessoas que finalizaram curso gratuito de capacitação profissional em Uruguaiana. A iniciativa foi elaborada pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e financiada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). As aulas ocorreram no Senac Uruguaiana e no Sest/Senat Uruguaiana.
Os concluintes realizaram a capacitação, com média de 30 horas, nos seguintes cursos: Informática Básica; Atendente de Farmácia; Técnicas Básicas de Auxiliar de Pet Shop; e Noções Operacionais de Supermercado e Frentista. Dos 67 alunos, 52 pertencem ao Senac e 15 ao Sest/Senat. O aporte feito pelo MPT, de R$ 18,6 mil, foi encaminhado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Social após a Sedes apresentar o projeto à entidade e ele ser aprovado.
As pessoas que realizaram a capacitação são usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão da Sedes. As equipes das unidades indicaram pessoas que buscavam oportunidades e qualificação. Do grupo de concluintes, quatro alunos receberam anteriormente o certificado. Desses, três já estão empregados no mercado de trabalho em Uruguaiana.
A cerimônia teve a presença do prefeito Ronnie Mello; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão; do presidente da Câmara, Joalcei Gonçalves; da vereadora Zulma Ancinello; da assessora Monica Medeiros, que representou o vice-prefeito Fernando Tarragó; dos secretários municipais Rodrigo Santariano, Luciana Reis, Celso Duarte e Luis Menezes; e da supervisora de Cultura, Maíza Jacques. O evento também teve a participação virtual da procuradora do MPT, Franciele D’Ambros.