25 JAN 2017
Município estuda reativação da vinícola
Município estuda reativação da vinícola

O Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello mediou uma reunião na manhã deste sábado (21) para tratar da reativação da Vinícola existente no Distrito de São Marcos,  inaugurada em fevereiro de 2006.

Na oportunidade, o Prefeito de Uruguaiana afirmou que existe vontade do executivo em reativar a vinícola que existia na Vila de São Marcos, mas antes de mais nada é preciso fazer um levantamento técnico do que ainda há no local para que, a partir daí, sejam tomadas as próximas providências além de consultar as pessoas da cidade que faziam parte da vinícola anteriormente para ver se há interesse em seguir investindo.

“Sabemos que estamos em um momento de crise econômica do município e que a vinícola não é uma prioridade, porém  foi investido neste projeto aproximadamente R$ 1.400.00,00 em recursos públicos desde que foi inaugurada. Quando assumimos a prefeitura, encontramos o local em completo abandono. Tentar a reativação da vinícola é respeitar o dinheiro da população”, afirmou Ronnie Mello.

Segundo informação do Supervisor Regional da EMATER, Fabio Gallarreta, os técnicos estiveram na antiga sede onde foi verificada a falta de alguns equipamentos imprescindíveis para a continuidade do trabalho, além de que é necessário fazer um investimento nas parreiras. Quanto à falta do material que deveria estar lá, Ronnie Mello, comentou que a partir de segunda-feira serão tomadas as medidas jurídicas cabíveis pela Procuradoria Geral do Município (PROGEM). Ao término da reunião, o Secretário Adjunto da Fazenda, Francisco Casqueiro foi destacado pelo Prefeito para ser o interlocutor da administração municipal e dar continuidade às tratativas de reativação da vinícola.

Estiveram presentes o Vice-Prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani e seu adjunto Pedro Braccini, o Secretário Adjunto da Fazenda, Francisco Casqueiro, o Secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes, o Diretor Eleito da Unipampa, Marco Querol, o estudante do Colégio Agrícola, Nino Oliveira, o Bacharel em Gestão Ambiental, Paulo Vargas, o Supervisor Regional da EMATER, Fabio Gallarreta, o Técnico Agrícola da Equipe do Município da EMATER, Emanuel de Deus Torres Nunes, o Chefe do escritório municipal da EMATER, João Carlos Battassini e os representantes da Confraria do Vinho de Uruguaiana Francisco Tellechea e Eduardo Domingues.

Para entender

O município participou com R$ 570.000,00

O Ministério da Integração com R$ 750.000,00

A área total é de 36 hectares no distrito de São Marcos

Foram plantadas 30 mil mudas de plantas de 5 variedades

Chardonnay Blanc 7.500 mudas

Sauvignon Blanc 7.500 mudas

Merlot Noir 5.000 mudas

Cabernet Sauvignon 5.000 mudas

Tannat Noir 5.000 mudas

A Vinícola começou a operar em 2006 com a Vinoeste, e em 2011, foi a Vinícola Casa Valduga que ganhou a concessão. A concessão com a Casa Valduga durou três anos, após esse prazo, a vinícola foi desativada.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMU