24 MAR 2017
Ministro da Saúde visita Uruguaiana
Ministro da Saúde visita Uruguaiana

O Prefeito Municipal, Ronnie Mello, e o Vice-Prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, receberam na manhã desta sexta-feira (24), no Salão Nobre,o Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros; Senadora, Deputados e lideranças da região. O município foi sede da reunião de Prefeitos e Gestores de Saúde com o tema “Economia e eficiência na aplicação dos recursos”.

Durante a reunião, o Ministro Ricardo Barros anunciou obras e verbas para o município através de convênio com a Caixa Econômica Federal, e apresentou dados relacionados à saúde no Rio Grande do Sul e ações que estão sendo realizadas nesta área.

O Governo Federal liberou para a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), R$ 8,6 milhões para serviços de saúde. Destes números R$ 6 milhões são de emendas parlamentares, e R$ 2,6 milhões custeio de serviços.

Durante visita, o Ministro participou junto com o Vice-presidente da Caixa Econômica Federal,Antônio Carlos Ferreira, o contrato de R$ 44 milhões da Caixa com a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.

Durante discurso, o Prefeito Municipal, Ronnie Mello destacou que o trabalho em setores deve ser feito em conjunto com o governo. “Eu acredito que a vitória da Santa Casa não é só de Uruguaiana, é uma vitória da Fronteira Oeste. Esse financiamento vai recuperar a situação financeira da Santa Casa é uma vitória de todos nós. A Santa Casa de Caridade não é uma competência do município, mas faz parte do território do município, e temos a obrigação de dar todo o atendimento para a principal instituição de saúde da Fronteira Oeste, e principalmente, aos prefeitos que têm dificuldade de encaminhar seus pacientes para a nossa cidade”, disse o prefeito.

Samu

O Ministro Ricardo Barros ressaltou que o Governo Federal renovou a frota das ambulâncias. No Rio Grande do Sul, 221 ambulâncias estão em funcionamento, em 05 centros de regulamentação, cobrindo 288 municípios. Foram repassados para custeio em 2016 o valor de R$ 50,8 milhões.

‘Com 200 dias de gestão é possível fazer mais com os recursos disponíveis, são R$ 1,9 Bi de eficiência, mais de 5.933 serviços de saúde”, disse o Ministro.

Upa

O Ministério da Saúde habilitou Unidades de Pronto Atendimento (UPA), em todo o Brasil. Com a habilitação de 124 UPAS, são gastos R$ 229,6 milhões por ano para custeio dessas unidades. “Em sua totalidade as UPAS recebem recursos federais”, disse o Ministro.

Aproveitando a estada em Uruguaiana, o Ministro Ricardo Barros esteve visitando a UPA e durante reunião, no Salão Nobre, destacou que em breve a unidade será inaugurada.

“Com o conhecimento do Ministro Ricardo Barros sobre a nossa UPA, temos a certeza que muito em breve, a nossa cidade terá uma nova unidade de saúde”, disse o prefeito, Ronnie Mello.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretária Thais Aramburu, e o Secretário Adjunto Charles Hedlund já enviaram toda a documentação necessária com relação ao atendimento da UPA.

Participaram da reunião a Senadora, Ana Amélia Lemos; Vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, do Deputado Estadual Frederico Antunes (PP), representando a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze (PP), Presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), Luiz Felipe Brenner Machado, do Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira, José Fernando Tarragó, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereadores, Secretários Municipais.

Prefeita Cleni Paz da Silva (PP) e Secretário de Saúde, José Fábio da Silva Pereira de Alegrete, Prefeito Iad Choli (PSB) da Barra do Quaraí, Prefeito Jarbas Martini (PP) e o Vice-Prefeito, Márcio Palma, de Itaqui, Secretária de Fazenda, Tânia Oliveira e Assessora de Projetos, Cassiani Luiz de Manoel Viana, Prefeito Ricardo Olaechea Gadret (SD), de Quaraí, Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP) , Secretário de Saúde de Rosário do sul, Márcio Valles, Administrador do Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora, Jorge Valdemar Souza de Rosário do sul, Vice-Diretor do Hospital Infantil de São Borja, Pedro Rodrigues Machado, Secretário de Saúde de Alegrete, José Fábio da Silva Pereira, Secretária de Saúde de Uruguaiana, Thaís Aramburu e adjunto Charles Hedlund, Secretário de Saúde da Barra do Quaraí, Danilo Rodrigues.

Fonte: ASCOM - PMU