A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) completou cem anos de criação no dia 21 de fevereiro de 2022. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia comemorativa nesta terça-feira (8), com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e do comandante militar do sul, general Valério Stumpf Trindade.
A atividade, que foi composta por inauguração de placas comemorativas e formatura militar, que ocorreu no Quartel-General da Brigada, em Uruguaiana. Uma delas, ressaltando o período em que a guarnição esteve sediada junto à estrutura onde hoje se encontra a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural Dr. Pedro Marini.
Além da autoridade máxima do Exército Brasileiro, General Paulo Sérgio, a solenidade contou com a presença dos comandantes do Comando Militar do Sul, da 3ª Divisão de Exército, da 2ª Bda C Mec, além dos ex-comandantes da “Brigada Charrua” e diversas autoridades civis e militares. A solenidade foi restrita aos convidados e seguiu todos os protocolos de prevenção à COVID-19. Entre as homenagens, uma especial, a que foi prestada ao ex-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús, coronel da reserva do Exército. Um relato amplo de sua trajetória junto ao EB, principalmente sobre sua passagem junto à 2ª BC Mec, fez parte de sua participação no evento.
O prefeito Ronnie Mello prestigiou o evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro em todos os âmbitos de apoio à comunidade uruguaianense, ao longo de seu centenário. “Vimos, durante a pandemia, por exemplo, o envolvimento direto do EB em todas as ações possíveis de participação, nos dando a correta noção do trato sério dos militares com a cidade”, ressaltou.
Representando a unidade militar, o comandante da 2ª BC Mec, general Willian Koji Kamei, falou sobre a importância estratégica da região e o envolvimento do quadro de militares com as referências locais.
O Comandante do Exército Brasileiro, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira se pronunciou evidenciando as ações desenvolvidas pelos militares ao longo dos cem anos de atuação da 2ª BC Mec na região. “E como nós temos feito coisas pelo território brasileiro. E pra isso que aconteça é que nos preparamos para o cumprimento da nossa missão, a defesa da pátria”, lembrou o general.
A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada é uma Grande Unidade do Exército Brasileiro, responsável pela manutenção da soberania nacional na região da tríplice fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Possui responsabilidade sobre vasta porção do território nacional, situada na região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul.