31 JAN 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Calor, estiagem e queimadas tornam mais comum a presença de animais silvestres em área urbana
Em Uruguaiana, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (3413-1249), o Corpo de Bombeiros (193 ou 3412-1919) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (3911-3027) poderão atender o chamado.
Busca por alimentação é uma das causas para o aumento da circulação.
As altas temperaturas registradas em Uruguaiana nos últimos meses, aliadas à forte estiagem que atinge a região e às queimadas que restringem ainda mais a busca por alimentos dentro de seus próprios habitats são algumas das causas da aparição de animais silvestres no perímetro urbano da cidade.
Na semana passada, a presença de um Tamanduá, em área central de Uruguaiana, chamou a atenção e curiosidade da população para essa nova situação.
Conforme o biólogo Maykol Garcia Goulart, secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal (SEMAS), todos esses fatores citados acima são preponderantes para causar a presença mais constante de animais silvestres em áreas mais próximas às habitadas da cidade. Goulart vai mais além para explicar esse fenômeno.
𝗖𝗿𝗲𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝘂𝗿𝗯𝗮𝗻𝗼
Segundo o Biólogo, a expansão urbana também contribui para reduzir a distância entre os habitats naturais dos animais silvestres e os perímetros habitados.“Especificamente relacionado à Uruguaiana, também temos o rio que circunda a cidade e proporciona uma população ainda maior de animais silvestres dentro desse circuito, o que gera a possibilidade crescente desses espécimes saírem de seus ambientes em busca de alimentação”, explica. “E não podemos esquecer que estes animais, devido a presença do ser humano mais comum em alguns dos seus habitats, acabam por conviverem mais à vontade no ambiente urbano”, ressalta.
Quanto à questão de alteração dos hábitos alimentares dessas espécies silvestres, convém salientar que com o passar dos anos, muitas delas estão buscando restos da alimentação humana, alterando com isso, também, sua dieta principal, o que acarreta um desequilíbrio na cadeia alimentar.
𝗔𝗻𝗶𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘀𝗶𝗹𝘃𝗲𝘀𝘁𝗿𝗲𝘀
Um dos animais silvestres que mais tem aparecido na região de Uruguaiana é o gambá, cuja dieta alimentar é muito variada. Por ser um marsupial onívoro (alimenta-se de matéria vegetal e animal), ele come insetos, larvas, cobras e ovos. Também está sendo muito comum o encontro de cobras (serpentes) em áreas urbanas. “Esses fenômenos ocorrem também pelas conversões de campos (bioma pampa) em lavouras, o que altera o ambiente natural desses animais”, observa.
Quando a população encontrar espécimes de animais silvestres, o mais importante é comunicar aos órgãos responsáveis para que ocorra o recolhimento seguro e sua destinação correta. Em Uruguaiana, a 𝗣𝗮𝘁𝗿𝘂𝗹𝗵𝗮 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗕𝗿𝗶𝗴𝗮𝗱𝗮 𝗠𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿 (𝟯𝟰𝟭𝟯-𝟭𝟮𝟰𝟵), o 𝗖𝗼𝗿𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 (𝟭𝟵𝟯 𝗼𝘂 𝟯𝟰𝟭𝟮-𝟭𝟵𝟭𝟵) e a 𝗦𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗶𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗦𝘂𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝗕𝗲𝗺 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗔𝗻𝗶𝗺𝗮𝗹 (𝟯𝟵𝟭𝟭-𝟯𝟬𝟮𝟳)poderão atender o chamado.