A solenidade de abertura do Ano Letivo de 2023, que marcou oficialmente o início das atividades em todas as escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, ocorreu na quinta-feira (16), em dois momentos, um às 9h e outro às 13h30min, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, reunindo todos os quadros de professores e funcionários dos educandários da rede.
A secretária municipal de ensino, Maria Helena Bairros Machado, fez a saudação aos participantes, agradecendo às entidades parceiras na realização do evento que marcou a abertura do ano letivo no município. São entidades parceiras a Sicredi Essência e o Sebrae/RS, através da Regional Campanha e Fronteira Oeste.
Estiveram representando as entidades parceiras, Jorge Mário Fernandes de Andrade (SICREDI) e Mônica Alencastro Guimarães (Sebrae).
O prefeito Ronnie Mello ressaltou a qualidade do ensino desenvolvido pela rede municipal de ensino e os investimentos realizados pela Administração Pública para que seja mantido o alto nível da educação em Uruguaiana. “A qualidade no serviço prestado pelos profissionais da educação do município é reconhecida por todos”, garante o prefeito Ronnie Mello.
Ainda participaram do encontro o vice-prefeito José Fernando Tarragó, e o vereador Adenildo Padovan, representando o Legislativo Municipal.
A palestra com o professor Leandro Holanda, mestre em ciências pela USP e co-fundador da Tríade Educacional, foi o ponto alto do momento. Com experiência como gestor educacional em escolas privadas e especialista em educação em empresas como a Fundação Lemann, Associação Nova Escola, Microsoft e Editora Moderna, Holanda abordou o tema “Metodologias Ativas: como apoiar o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular”, com direcionamento ao público-alvo de cada um dos dois momentos direcionados ao ensino fundamental e à educação infantil.
Ao todo, a Rede Municipal de Ensino conta com 1.127 profissionais (professores, coordenadores, orientadores e diretores), além de atender a aproximadamente 11.700 alunos que estarão voltando ao convívio escolar a partir do dia 22 de fevereiro (próxima quarta-feira).