20 MAR 2023
GRÁVIDAS E PUÉRPERAS JÁ PODEM RECEBER A VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) já podem receber a vacina bivalente contra a Covid-19 em Uruguaiana. O grupo foi autorizado a receber a aplicação nesta segunda-feira (20/3).
Para receber a vacina bivalente é necessário ter intervalo mínimo de quatro meses em relação à aplicação da dose anterior. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h.
As aplicações contra a Covid-19 acontecem em todos os postos de saúde da cidade – exceto o grupo dos seis meses até 4 anos. Grávidas e puérperas também podem ser atendidas na Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde.
O grupo dos seis meses até 4 anos de idade é atendido somente no Posto Central, ESF 7 (União das Vilas), ESF 15 (Hípica) e ESF 23 (Santo Antônio).
Para o grupo dos 5 a 11 anos no momento estão disponíveis a 1ª dose e 2ª dose do Butantan, ambas no Posto Central.
💉 Covid-19
1ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade;
2ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade;
3ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade com intervalo de, no mínimo, quatro meses de aplicação da segunda dose; crianças de seis meses a 4 anos de idade o intervalo é de oito semanas;
Vacina bivalente: pessoas a partir dos 60 anos completos, grávidas ou puérperas com intervalo de, no mínimo, quatro meses de aplicação da dose anterior;
📑 Documentos necessários: Cartão do SUS, documento com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores, Caderneta de Vacinação somente para menores de 12 anos; e Caderneta de Gestante somente para grávidas ou puérperas.
⚠️ Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.