19 JAN 2017
Vacina contra a Meningite já está disponível em Uruguaiana
Vacina contra a Meningite já está disponível em Uruguaiana

Mães, pais ou responsáveis já podem levar meninos e meninas de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias no Centro de Saúde de Uruguaiana e nas Unidades de Saúde localizadas nos bairros para receber a dose da vacina Meningocócica C. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção de problemas como a meningite e a infecção generalizada (sepse) e está incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Thaís Arámburu, a introdução dessa vacina no calendário tem como objetivo reduzir a incidência da Meningite protegendo esse público que ainda não recebeu a dose. “É preciso que os jovens dessa faixa etária venham ao Centro de Saúde ou às Unidades de Saúde receber a dose”, comenta Thaís Arámburu.

Além da Vacina Meningocócica C, está sendo aplicada também a vacina contra o HPV em meninos na faixa etária de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. Ao receberem a vacina, os homens irão colaborar com a redução de câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo ainda casos de cânceres de boca, assim como verrugas genitais em ambos os sexos. A faixa etária das meninas que devem receber a dose contra o HPV foi ampliada para 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Horário de atendimento no Centro de Saúde:

Manhã – 8h às 12h, com intervalo para desinfecção das 10h às 10h30min

Tarde – 13h às 17h30, com intervalo para desinfecção das 16h às 16h30min