À Secretaria Municipal de Governo, sigla SEGOV, compete: coordenar e articular as relações com as demais secretarias municipais nas ações de governo, identificando suas demandas e processos internos; avaliar e monitorar a ação governamental e dos órgãos e entidades da administração pública municipal, em especial das metas e programas prioritários definidos pelo Prefeito Municipal; avaliar a ação governamental e do resultado da gestão dos administradores no âmbito das secretarias municipais, além de outros determinados em legislação específica, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial; acompanhar a tramitação dos projetos de leis do Poder Executivo ou de seu interesse junto ao Poder Legislativo, zelando pela agenda legislativa, analisando o mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas; receber os atos legislativos, as correspondências com pedidos de informações ou de providências, encaminhadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, adotando providências legais necessárias às respostas, controlando os prazos legais aplicáveis, a contar do recebimento, encaminhando-as para execução dos órgãos competentes, controlando os prazos facultados pela Lei Orgânica para sanção ou veto; acompanhar e dar suporte ao pleno funcionamento dos Conselhos Municipais, inserindo as decisões deliberativas e consultivas dos mesmos nas ações de governo; acompanhar e controlar os seus recursos humanos e os bens públicos sob seu encargo.
I – Chefia de Gabinete;
a) Seção de Expediente e Apoio Administrativo.
II – Diretoria de Articulação Legislativa;
a) Seção de Controle de Atos Legislativos e Respostas.
III – Diretoria de Acompanhamento dos Conselhos Municipais.
Secretária-Adjunta: Soraya Salomão