Estão abertas até 30 de julho as inscrições para o 6º Ideathon, Maratona de Ideias e Inovação. A iniciativa do InovaMun conta com o apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e será realizada no dia 25 de agosto, na AFMU, das 8h30 às 18h. O encontro vai reunir estudantes em uma experiência voltada à criatividade, à inovação e ao empreendedorismo.
“Quando aproximamos os estudantes de desafios reais, criamos uma jornada de ideas, mentoria e validação de propostas. Esse processo desenvolve o pensamento crítico, a leitura de oportunidades e a capacidade de transformar conhecimento em soluções aplicáveis aos setores que movimentam a cidade”, afirma o prefeito Carlos Delgado.
Voltado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico, o Ideathon propõe a criação de soluções para desafios relacionados ao Agronegócio, Comércio, Comércio Exterior, Educação, Saúde e Turismo. Durante o evento, as equipes receberão orientação de mentores e profissionais do ecossistema de inovação local. Ao final, os projetos serão apresentados em formato de pitch para uma banca avaliadora.
O QUE É O IDEATHON
O Ideathon é uma maratona de ideias em que estudantes trabalham em equipe para compreender problemas, identificar oportunidades, criar soluções e estruturar projetos. A jornada aproxima os participantes de metodologias utilizadas por startups e negócios inovadores, com etapas de ideação, colaboração, mentoria e apresentação de pitch.
Além do aprendizado técnico, a experiência estimula habilidades importantes para o mercado de trabalho, como criatividade, comunicação, liderança, pensamento crítico, adaptação e resolução de problemas.
O QUE É O INOVAMUN
O InovaMun é o Ecossistema de Inovação de Uruguaiana. Criado a partir do programa Cidade Empreendedora, ele conecta poder público, instituições de ensino, empresas e sociedade civil para estimular o empreendedorismo, desenvolver talentos e criar condições para novos projetos, negócios e investimentos. A proposta reúne parceiros que trabalham de forma colaborativa e enxergam a inovação como força para o desenvolvimento social e econômico.
COMO PARTICIPAR
As inscrições devem ser realizadas pelas instituições de ensino até 30 de julho de 2026. Cada equipe deverá ser formada por três a seis estudantes e contar com um professor orientador. Cada instituição poderá inscrever até duas equipes através do link: https://www.even3.com.br/6-ideathon-741490
DATA: 25 de agosto de 2026
HORÁRIO: das 8h30 às 18h
LOCAL: AFMU, Associação dos Funcionários do Município de Uruguaiana
PÚBLICO: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico
EQUIPES: de três a seis estudantes com professor orientador
MAIS INFORMAÇÕES:









