10 MAR 2017
Biblioteca Municipal inaugura busto de Urbano José Villela
Biblioteca Municipal inaugura busto de Urbano José Villela

O Vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús participou na noite de ontem (9), na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, da inauguração do busto de Urbano José Villela.

Villela mandou construir e residia no prédio que hoje abriga a Biblioteca Municipal. Nascido em Pelotas, veio morar em Uruguaiana ainda jovem, casando-se com Luiza Damasceno Villela, formando com ela o tronco de muitas de muitas das antigas famílias do Município, como Carvalho, Peró, Surreaux e Cavalcanti. Urbano José Villela foi agropecuarista,empresário e político. Exerceu a presidência da Câmara de Vereadores (19873/76, 1879 e de 1881/84), e, da Comissão de  Intendência Municipal de Uruguaiana.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito em exercício Brasil Carús, o diretor de Cultura Ricardo Peró Job e diversos membros da família Villela, entre eles Guilherme Socias Villela, ex-prefeito de Porto Alegre e Mário Hamilton Villela, ex-diretor da PUC em Uruguaiana, idealizadores do projeto de resgate histórico do busto do patrono da família.  O busto é feito em mármore e esculpido pelo francês Pirggnen.

Fonte: Comunicação Social - PMU