Na tarde desta quinta-feira (27) a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana e Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) e pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) realizaram um trabalho para conscientizar os estudantes de três escolas da cidade sobre questões de educação ambiental.A iniciativa serviu para conscientizar estudantes sobre questões ambientais e a importância da separação dos materiais recicláveis.
Ao chegar no estande montado na Praça Barão do Rio Branco, os alunos foram recebidos pela Presidente da ACLAN, Maria Turgira, integrantes da ACLAN e Fundação Luterana de Diaconia e equipe da Secretaria do Meio Ambiente que explicou o ciclo dos materiais recicláveis desde o momento em que é realizada a coleta até a comercialização dos materiais coletados. Depois eles assistiram um vídeo que mostrava como é a ACLAN e depois foram realizadas duas didáticas sobre coleta seletiva.
A campanha é uma das ações do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, executado pela FLD em vários municípios do Rio Grande do Sul, em parceria com o Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O projeto é financiado pela União Europeia.