Depois de viver a segunda maior enchente da história, o Ministro da Integração, Helder Barbalho, junto com o Ministro Osmar Terra, liberaram recursos federais para auxiliar o trabalho da Defesa Civil no município.
Para Uruguaiana foram liberados ontem (14) após publicação no Diário Oficial, o valor de R$ 362.774,50 . Outras cidades da Fronteira Oeste, como Alegrete, Itaqui, São Borja e Santana do Livramento também serão beneficiados, no entanto, com diferentes valores. As liberações têm sido feitas de acordo com as análises e aprovações dos Planos Detalhados de Resposta enviados por cada prefeitura.
Os recursos nas cidades da Fronteira serão aplicados no restabelecimento de pontes, drenagem de rios, trafegabilidade, recuperação de bueiros, remoção de entulhos, limpeza de vias e no desassoreamento, entre outras medidas. Eles fazem parte do pacote de recursos emergenciais reservados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) para atendimento dos municípios do Rio Grande do Sul.
“É com satisfação que recebemos estes repasses do Governo Federal, pois sabemos a importância para o trabalho de recuperação, limpeza e outros serviços para as áreas atingidas. Tivemos mais de 20 mil pessoas afetadas com essa enchente. É preciso reconhecer o trabalho, mesmo com dificuldades financeiras e estruturais que nossas equipes tiveram ao longo de mais de 30 dias de trabalho sendo incansáveis para atender as pessoas que precisavam. É importante destacarmos o empenho do nosso Deputado Estadual, Frederico Antunes, e da nossa Senadora Ana Amélia Lemos que foram incansáveis na busca destes recursos para a nossa comunidade. Ressaltamos o empenho técnico da nossa Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Planejamento que fez o encaminhamento da solicitação. Mais uma vez reitero que o trabalho só se torna eficaz quando é realizado em conjunto, precisamos uns dos outros”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.