á estão instalados três pluviômetros que tem a função de alertar sobre desastres naturais. Foram instalados na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, no interior, em São Marcos e, outro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado no bairro, Cabo Luiz Quevedo.
Os equipamentos foram instalados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e, fornecidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Município, Paulo Wholters, a instalação vai possibilitar ter informação precisa das chuvas ocorridas nos locais. “Com os equipamentos conseguiremos ter um planejamento para que possamos fazer a remoção das pessoas que estão em áreas de risco”, disse.
No dia 10 de Outubro, durante o dia D da Semana Nacional de Redução de Desastres, a 6ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil estará desenvolvendo atividades como palestras em escolas, seminário e simulados. O objetivo da ação é aumentar o senso de percepção de risco, mediante mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparatória, principalmente em comunidades que vivem em áreas de risco.
Após viver a segunda maior enchente de Uruguaiana, o Prefeito Municipal, Ronnie Mello ressaltou que os equipamentos são de extrema importância, não apenas para Uruguaiana, mas também para a Fronteira Oeste que é atingida por enchentes e tempestades.
“Sabemos que os desastres naturais estão presentes em todas as partes do mundo e, em Uruguaiana, não é diferente. Temos enchentes, inundações, destelhamentos, ocorridos por esses fenômenos da natureza. Agora com a instalação dos modernos equipamentos estaremos assegurados de quando eles vão ocorrer e, assim, ajudar famílias que correm risco”, salientou o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.