Para discutir o turismo na Fronteira Oeste e Campanha, lideranças do Sebrae realizaram nesta terça-feira (17) mais uma reunião do Programa Líder baseado no desenvolvimento do turismo regional. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), Aerton Auzani, esteve representando o Prefeito Municipal, Ronnie Mello, junto com os demais membros da secretaria.
O objetivo do programa é reunir líderes dos municípios, empresários, iniciativa privada e pública da região da Fronteira Oeste para juntos pensarem qual a estratégia para o desenvolvimento do turismo na região. O Programa Líder existe há dois anos, e durante este tempo foram determinados alguns eixos-prioritários, dentre eles, o turismo. O programa através de uma parceria com o Instituto de Mercado da Unisinos fez um estudo buscando as características de cada região, potencialidades e problemas, que acarretam no desenvolvimento do turismo.
O município de Uruguaiana foi o escolhido para que o Sebrae apresentasse o resultado deste estudo para os municípios. Estiveram reunidos 110 empresários de cinco municípios (Uruguaiana, Quaraí, Itaqui, Alegrete e São Borja). O resultado mostrou os problemas que cada município tem e, quais alternativas que a cidade pode usar para sanar essas questões e, a partir disso, alavancar o turismo regional. O estudo revelou problemas enfrentados na região e, também o resultado focado em cada município.
“Sem dúvida, Uruguaiana tem grande potencial para desenvolver diversas formas de turismo, além do Carnaval, Califórnia da Canção Nativa, turismo rural, turismo religioso, entre outros. Vamos trabalhar para sanar alguns problemas levantados, buscarmos soluções e assim, elevarmos Uruguaiana e suas potencialidades”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani.