Na manhã de hoje (10) o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Irani Coelho Fernandes, esteve reunido com os proprietários e condutores de veículos que realizam o transporte escolar em Uruguaiana.
A pauta da reunião foram as melhorias na prestação serviço e a regularização dos veículos.
A Secretaria vai seguir fiscalizando este trabalho através dos setores de trânsito e transporte. Denúncias sobre a prestação irregular dos serviços podem ser feitas através dos telefones 153 e 3911 3024.
A Segtram relacionou alguns cuidados básicos ao contratar ou fiscalizar o serviço de transporte escolar:
Apesar de no Brasil as leis relacionadas ao transporte escolar serem bastante exigentes, existem alguns cuidados básicos que os pais podem e devem ter a fim de evitar transtornos ou mesmo problemas mais graves ao longo do ano:
?1- Confira a legalidade do condutor e veículo: Junto ao DETRAN ou Segtram na sua cidade, solicitando informações.
?2 - Confira a autorização do trânsito no próprio veículo: Todo veículo voltado ao transporte escolar deve ter fixado no vidro dianteiro autorização do Detran de forma visível para quem está na parte exterior do veículo.
?3 - Monitore o serviço diariamente: Esteja sempre observando o comportamento das outras crianças e do próprio condutor ao buscar o seu filho em casa, faça perguntas aos seus filhos sobre como o motorista dirige, se ele costuma dirigir em velocidade excessiva e seu uso do cinto de segurança é sempre obrigatório.
?4 - Exija sempre a presença de um monitor: Se o aluno tem um monitor (ajudante) para gerenciar o fluxo de crianças no veículo e também verificar se todos estão usando cinto de segurança.
?5- Tenha anotado os dados do motorista: Não tenha receio de pedir as informações pessoais do motorista como RG, CPF e números de telefone. Querendo ou não, imprevistos acontecem e você não quer se vê numa situação em que não tem a menor ideia onde e como estão seus filhos caso eles não chegam no horário combinado.
?6 - Converse com os pais das outras crianças: Na hora de contratar o serviço de transporte escolar, conversar com outras pessoas que utilizam (ou já utilizavam) o mesmo serviço é uma excelente forma de conhecer os seus pontos fracos e fortes.
?7 - Eduque seu filho: Apesar de todas as dicas ser comprovadamente eficazes para transporte escolar mais tranquilo e seguro não podemos esquecer de educar os seus filhos sobre a importância do cinto de segurança e de um comportamento adequado dentro do veículo ainda é a forma mais eficaz de prevenir problemas no futuro.