Para doar é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto; ter de 16 a 67 anos, pesar 50kg ou mais; ser e estar saudável; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. Estar em boas condições de saúde. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
“Quero convocar a população para que entre junto conosco nessa ação de solidariedade, pois doar sangue é um gesto simples e que pode salvar vidas”, salientou o prefeito.
A Semana do Doador Voluntário de Sangue foi instituída através da Lei Municipal 3934/09 da autoria do Prefeito Municipal, Ronnie Mello, na época Vereador. Conforme a Lei na Semana do Doador Voluntário de Sangue, os órgãos públicos, privados e organizações civis poderão realizar atividades com a finalidade de promover e incentivar a doação voluntária de sangue.
A semana é uma parceria entre a Câmara Municipal de Uruguaiana, com o Hospital Santa Casa de Caridade e apoio da Prefeitura Municipal.