Na manhã desta quinta-feira (01), o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Clemente da Silva Côrrea, apresentou ao prefeito em exercício Antonio Augusto Brasil Carús as novas adequações realizadas pela Secretaria em relação ao estacionamento rotativo que será implantado na área central do município e as novas sinalizações dispostas.
As novas placas do estacionamento rotativo na região central do município já estão instaladas. O secretário José Clemente comenta que a sinalização está bem visível e respeita as regras e leis de trânsito.
Os agentes municipais de trânsito serão os responsáveis em notificar os motoristas infratores, que, em alguns casos, estão realizando o uso exagerado (passando o limite de tempo) ou indevido das vagas.
As novas placas demonstram o tempo máximo em que os carros poderão permanecer, onde estão as vagas destinadas para idosos e portadores de necessidades especiais, além de táxis e de motos.
Para as motocicletas, ao todo, serão 20 vagas por quadra, sempre próximas a esquinas e a perímetros bancários. “Desta forma não atrapalharão o campo de visão dos motoristas”, explica o Secretário. A regulamentação prevê que 5% das vagas serão destinadas às pessoas idosas e 2% para pessoas portadoras de deficiência física.
Outra alteração realizada pela SEGTRAM está relacionada à sinalização de carga e descarga. Esses espaços foram colocados em pontos estratégicos para atender à micro áreas centrais. Com a implantação do novo sistema, para estacionar o veículo nessas vagas será necessário possuir uma cartela que comprove a liberação para ação que está sendo realizada.
Os idosos e os portadores de necessidades também irão precisar de cartões especiais que comprovem a liberação para o uso da vaga. Já os outros motoristas deverão comprar bilhetes que serão comercializados por lojistas. “Desta forma estarão ajudando a administração atual a distribuir com uma maior agilidade as liberações de estacionamento”, garante José Clemente.
Os cartões terão tempos de 30 min, uma hora e duas horas e serão distribuídos em cores diferentes. “A nossa cidade está com um grande número de veículos e essas adequações são para ajudar no cumprimento de leis e abertura de vagas”, comenta o vice-prefeito Antonio Augusto Brasil Carús.
No momento, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) , Sindilojas e a Prefeitura estão estudando a adequação de um novo horário para carga e descarga, sem coincidir com o horário bancário, em determinadas áreas do Centro. Com uma nova adequação seria possível usar também para estacionamento a área de carga e descarga, aumentando, com isso, o número que estacionamento rotativo para carros.
O quadrilátero de extensão da área abrangida pelo estacionamento rotativo e que até o momento foi demarcada pelas equipes da SEGTRAM compreende o espaço entre a rua General Câmara à 13 de Maio e Santana com à Tiradentes.
Nas próximas semanas a área demarcada do estacionamento rotativo será ampliada.