Hoje, 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi designada pela ONU tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, culturais, econômicas ou políticas.
Para comemorar está data serão realizadas diversas atividades na praça Barão do Rio Branco (Alameda da Biblioteca Municipal). Na rua 15 de Novembro (em frente ao prédio da Prefeitura) a Carreta da Saúde conta com inúmeros profissionais que estarão realizando exames da glicose e testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, além de aferição de pressão. Caso detectado alguma alteração nos testes o paciente é encaminhado para uma unidade de saúde mais próxima da sua residência. A atividade será até às 12h30min.
Os atendimentos estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde. O técnico em enfermagem Thiago Cardoso de Abreu explica que a unidade não é apenas para as mulheres, sendo que todos podem receber o atendimento. “Estamos realizando diversos procedimentos para marcar este dia, por isso estamos em um ponto estratégico da cidade para ser realizarmos um maior número de atendimentos”, disse.
Uma das primeiras pacientes a serem atendidas foi a aposentada Carmem Maria Ribeiro, de 71 anos. Ela realizou exame de sangue e os testes rápidos. “O atendimento está sendo muito bom, essa atividade facilita a vida da gente”, salienta.
Além da carreta de atendimento, ocorrerão outras atividades ligadas à área da saúde e prevenção.